papo-express

Neste papo express Wilson Souza fala sobre a Curva ABC

A curva de experiencia ABC é um método de classificação, definido pelo Princípio de Pareto, onde podemos separar de um montante, os itens de maior relevância ou de maior impacto nas operações.

Ela ajuda os gestores nas tomadas de decisões, pois ao definirmos quais os produtos mais vendidos, com maior giro do estoque, ou os que geram mais lucros para a empresa, podemos direcionar melhor os nossos esforços e estratégias.

A curva ABC é mais comumente utilizada na gestão do estoque. pois com ele sua empresa será capaz de identificar os itens mais importantes armazenados e saber como traçar estratégias para melhorar seu fluxo de entrada e saída, otimizando recursos, evitando desperdícios e contribuindo para a lucratividade da empresa.

Uma desvantagem, se é que podemos chamar assim é que há a necessidade de revisão constante, pois os dados de movimentação de uma loja mudam o tempo todo. Por isso, de tempos em tempos você deve analisar as entradas e saídas da sua empresa e adequar a curva.

Lembrando que essa metodologia pode ser aplicada em diversas áreas da empresa, como por exemplo, na análise de clientes e produtos, administração de estoques, definição de políticas de vendas, estabelecimento de prioridades, programação de produção, entre outros.

Assista ao vídeo. =D