papo-express

No Papo Express de hoje, Gleyci Souza fala sobre Tipos de Cobrança de Boletos.

Boletos Bancários são uma das formas de pagamento mais utilizadas nas cobranças, especialmente para compras feitas pela internet devido a sua facilidade e pela maior segurança do usuário. Para emissão dos boletos, porém, é necessário o uso de uma carteira de cobrança. As carteiras de cobranças, por sua vez, podem ser com ou sem registro.

No caso dos boletos registrados, o cedente gera uma cobrança e os dados são enviados para o banco através de um arquivo eletrônico onde também é informada a carteira de cobrança. Essas carteiras podem ser:

Cobrança simples: onde o cedente registra a cobrança no banco até sete dias antes do vencimento, podendo informar instruções ou descontos. Quando a cobrança é quitada, o valor é automaticamente depositado na conta do cedente.
Cobrança Rápida: onde o registro deve ser feito até dois dias antes da data de vencimento. Nesta modalidade, é possível também informar o campo “nosso número” para facilitar o controle interno.
Cobrança Indexada: que caracteriza cobranças que podem sofrer alteração de valores conforme determinados índices, como por exemplo, cobranças internacionais que variam conforme o dólar do dia.
Cobrança Vinculada: que é utilizada para registrar a antecipação e títulos, ou seja, quando a empresa solicita ao banco o pagamento adiantado de suas cobranças mediante a cobrança de uma taxa.
Cobrança Direta: que permite registrar cobranças através de EDI, por exemplo, utilizando sistemas próprios.

Já as cobranças sem registro são de uma modalidade mais simples onde o controle pode ser feito através de uma carteira interna da empresa, porém a cobrança não é registrada em nenhuma instituição financeira, e portanto, não há cobrança de taxas. Porém, através de uma decisão da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), a modalidade de cobranças sem registro deverá sair de vigor até dezembro de 2016, por questões de segurança.

Confira o vídeo: