papo-express

No Papo Express de hoje, Larissa Ramos fala sobre a Nfe.


A Nota Fiscal eletrônica ou como é mais conhecida NF-e, é a versão digital da nota fiscal e ela tem a função de registrar as operações que que envolvem a circulação de mercadorias ou a prestação de serviços.

A NF-e é de muita importância para os gestores de uma empresa, já que por ela é possível obter informações sobre seus fornecedores e clientes. Sua emissão é obrigatória para todas as transações efetuadas entre pessoas jurídicas, mas é facultativa de pessoa jurídica para pessoa física.

Para sua emissão, é preciso que a empresa tenha um CNPJ e adquira um certificado digital por meio da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e seja credenciada junto à Secretaria da Fazenda.

Depois disso, é necessário instalar o software específico da Secretaria da Fazenda ou utilizar um Sistema ERP com integração direta com a SEFAZ.

A Nota Fiscal Eletrônica é transmitida pela internet e serve para facilitar o tramite entre o emissor da nota com o comprador e também com os órgãos públicos.

A Nota Fiscal Eletrônica é representada por uma chave de acesso de 44 dígitos, em um arquivo XML que é linguagem digital utilizada em documentos onde dados são organizados seguindo uma ordem pré-determinada.

Alguns dos benefícios da NFE é que ela possibilita um aumento da velocidade de transmissão da informação com segurança dos dados e também colabora com a preservação do meio ambiente já que a impressão física do documento não é necessária.

Confira o vídeo: