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Neste papo express, Wilson Souza fala sobre o Mark-up.

O objetivo de todo negócio empresarial é gerar lucro e para alcançar esse propósito, é necessária muita dedicação, conhecimento do mercado e estar atento a diversas questões estratégias, como por exemplo a precificação correta do seu produto ou serviço.

Infelizmente muitos varejistas ainda tem dificuldades em calcular o preço de venda de um produto e acabam tendo prejuízos ao invés de lucros no fim do mês. E atualmente, um dos principais métodos utilizados para a precificação é o mark-up.

O Markup é um termo da economia para indicar quanto do preço do produto está acima do seu custo de produção e distribuição. Simplificando significa a diferença entre o custo de um item ou serviço e seu preço de venda.

Porém o grande erro das empresas é ver o Markup como o Lucro e se basear nisso para definir o preço de venda, esquecendo de fatores externos como impostos, encargos financeiros, comissão, manuseamento. E no fundo é bem simples, é a famosa conta de padaria O Markup representa o percentual da a soma de tudo isso Custo de produção + Fatores externos e mais o Lucro que você quer.

Pela sua simplicidade o markup pode ser calculado para cada produto individualmente, ou pode aplicado para todos os itens de forma genérica, sendo assim um único índice para todos os produtos.

Além disso toda empresa pode adotar a metodologia do markup para a definir o preço, no entanto vale ressaltar que para alguns modelos tributários e de negócios a precificação com base nos custos não é a melhor.

Assista ao vídeo. =D