papo-express

No Papo Express de hoje, Larissa Ramos fala sobre o ECF.

ECF é a sigla de Emissor de Cupom Fiscal. Trata-se de um equipamento automatizado que emite cupons e outros documentos fiscais, registrando os dados de quantidade, descrição e valor das mercadorias ou serviços prestados, acumulando-os em totalizadores e contadores específicos, gerando relatórios consolidados e calculando o imposto devido na comercialização de cada produto.

Os relatórios consolidados, além de conterem dados fiscais, podem auxiliar na gestão comercial da sua empresa.

No aspecto físico, o ECF se assemelha a uma impressora comum, mas contém memória extra e programa específico capaz de registrar e acumular vendas.

Este equipamento é normatizado pelo fisco por meio da Comissão Técnica Permanente do ICMS (COTEPE/ICMS) e do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).

O ECF é um equipamento que tem por objetivo facilitar a emissão de documentos fiscais pelo estabelecimento comerciais, em especial nas situações de venda a consumidor final.

Em linhas gerais, seu funcionamento é bem simples:

  1. O caixa digita os dados da venda em um programa de computador (Aplicativo do Frente de Loja) ligado ao ECF;
  2. Os dados digitados são enviados ao ECF;
  3. O cupom fiscal é impresso pelo ECF em 2 vias. A primeira via, sempre em papel, é entregue ao consumidor. A segunda, para guarda do estabelecimento comercial, pode ser em papel (chamada de “Fita Detalhe”) ou em forma de arquivo eletrônico (chamada de “Memória de Fita Detalhe”), dependendo do equipamento.
  4. Ao final do mês o contribuinte verifica por meio de relatórios emitidos pelo ECF o total a ser escriturado para fins de apuração do imposto a ser pago.

Confira o vídeo: