papo-express

No papo express de hoje, Gleyci Souza fala sobre Leasing.

O leasing ou arrendamento mercantil, funciona como uma locação com opção de compra no final do contrato. No leasing, a empresa locadora ou arrendadora adquire um bem a escolha do cliente ou locatário para depois aluga-lo ao mesmo durante um período pré-determinado em contrato. No final do período, o locatário poderá renovar o contrato, devolver ou comprar o bem, mediante ao pagamento de um valor residual.
Há três tipos de leasing: operacional, financeiro ou leasing back.
No leasing operacional não existe valor residual, ao final do contrato o bem poderá ser comprado pelo valor atual de mercado do bem ou devolvido.
No leasing financeiro, existe a opção de devolução ou compra do bem através do pagamento apenas do valor residual, ou seja, do valor restante do bem ao fim do contrato ou a opção de renovação.
Já no leasing back ou leasing de retorno, o cliente vende o próprio bem a uma instituição e em seguida o aluga novamente. Esse tipo normalmente é feito por empresas que necessitam de capital de giro.

O Leasing traz vantagens como: não exigir garantias, uma vez que o bem é de posse do locatário, juros menores e mais negociáveis e processo de contratação mais simples e rápido.

Assista ao vídeo. =D