Sempre que ouvimos sobre a possibilidade de Reduzir Custos, os administradores dão sempre atenção ao assunto, pois a redução de custo sempre esta associado a maiores lucros, eficiência na utilização de recursos, novas oportunidades com os valores economizados.

Quero antes frizar que em algumas situações o corte nos custos nem sempre é uma boa alternativa, como por exemplo, Reduzir Custos em determinado setor que é essencial para a evolução da empresa, algum gasto que irá impactar na motivação de seus colaboradores, entre outros.

Algumas dicas abaixo considero muito importantes para conseguir Reduzir Custos, ou até mesmo para ter o controle sobre eles, pois tê-los é inevitável e essencial.

Planeje seus gastos

Essa é a principal tarefa a ser realizada para saber o quanto sua empresa tem de custo e despesas  em seu funcionamento.

Através do planejamento de todas as áreas da sua empresa, você poderá ter a base do quanto precisa ganhar para equilibrar suas contas. E lembre-se de ter incluindo também os aumentos dos custos que ocorrem durante o caminho, são os conhecidos reajustes, muito importante considerar isso.

Pense em manter os ganhos e gastos equilibrados e não deixe de fazer o acompanhamento, ou seja, conferir se o planejamento esta sendo cumprido,  assim você poderá planejar novos desafios para a empresa.

Entendeu o porque é importante ter seu planejamento detalhado? Não sabendo isso você não tem base conhecer sua empresa e quanto pode investir em novos negócios.

Cuidados com gastos esporádicos

Os pequenos gastos são um dos principais problemas que o administrador enfrenta durante a operação da empresa.

Perceba quais são esses pequenos gastos, onde ocorrem e os analise pontualmente, quando perceber o motivo tente fazer um plano para evitá-los. Um exemplo clássico de gastos esporádicos são as manutenções, elas sim existem e por isso você precisa analisar se é melhor comprar novos produtos, máquinas, itens etc, ou se continuar realizando a manutenção será mais rentável, com isso INCLUA a despesa de manutenção em seu planejamento e acompanhe.

Outro gasto que parece ser irrelevante são as famosas despesas com clientes e funcionários, elas são inevitáveis para manter um clima agradável na empresa e também para manter laços de parceria com clientes, porém, INCLUA essa despesa em seu planejamento, faça uma provisão do quanto poderá gastar e acompanhe os gastos, com isso você ja sabe que precisará considerar esses gastos  sobre o resultado esperado.

Evite complicações legais

Você administrador DEVE ser amigo de seu contador e estar ao lado dele  para acompanhar se as obrigações acessórias sempre estão de acordo. Além de cobrar, deve entender o que o governo pede que seja feito para não considerar que o contador é um custo irrelevante, e que hoje o contador com todo o conhecimento dele irá te ajudar no gerenciamento.

Evitar complicações legais é ter confiança no trabalho de sua contabilidade, também saber que estão fazendo o máximo possível dentro da legislação para realizar o menos pagamento de tributos.

Leve isso para sua empresa, tenha certeza que a contabilidade também tem seu planejamento e que seja praticado a ELISÃO FISCAL.

Pense no futuro

Não fique pensando apenas no controle presente da sua empresa, pense nela como deseja que seja daqui a um ano, dois anos, cinco anos.

Coloque isso no papel, pense na estrutura, máquinas, espaço, investimento em funcionários, marketing, tenho certeza que como administrador isso lhe trará propósito e fará você aprender muito sobre administração, principalmente porque para crescer você precisa aprender e aprendendo terá mais base de como melhorar o gerenciamento e evitar falhas.

Trate seu fornecedor como parceiro

Fornecedores são uma das chaves para Reduzir Custos, não seja o cliente chato com seu fornecedor, não siga esse clichê de que seu fornecedor depende de você, ele com certeza não deixará você de lado, mas também não te dará benefícios e facilitar acordos para que consiga Reduzir Custos de suas compras considerando o bom relacionamento.

Trate seu fornecedor com respeito, ele é um dos caminhos para que sua empresa tenha sucesso, trate-o como PARCEIRO.

Motive seus colaboradores

Não tratar funcionários como meros empregados, trate-os como COLABORADORES.

Sua empresa necessita de colaboradores, mantenha-os motivados, estimule seu aprendizado e desenvolvimento, mostre que sua empresa se importa com ele, tenha o RESPEITO de seus colaboradores e não o MEDO.

Colaboradores motivados assumirão compromisso com a empresa e dará o seu melhor, gerando eficiência no trabalho e melhor resultado, isso automaticamente reduzirá a rotatividade e custo com treinamentos com novas contratações.

Tenha em mente que reduzir gastos pode ser uma tarefa muito difícil, por isso faça planejado e com o apoio de todos os envolvidos, principalmente quando sua empresa estiver passando por problemas financeiros, isso também trará maior propósito e ajuda de todos, inclusive novas ideias.

Até a próxima!

Reduzir Custos CTA