Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem especializado em Redes Varejistas, Larissa Ramos fala sobre Data de Validade.

Quem já não se pegou olhando a Data de Validade de um alimento no mercado? Diferente dos alimentos frescos, onde podemos ver pela aparência se o ingrediente está adequado – ou não – para o consumo, os produtos industrializados precisam conter essa informação.

Para a determinação desse prazo, são feitas análises em laboratório, onde os alimentos são submetidos a temperaturas muito baixas ou muito altas, até que uma das características acima saia do padrão.

Assim, é possível estimar quanto tempo essa degradação levaria para aparecer em condições normais, tanto no alimento fechado quanto naquele que já foi aberto (e quando isso acontece, aceleramos esse processo).

A partir do dia 1º de outubro de 2011, foi criada uma campanha onde o consumidor que encontrar um produto com prazo de validade vencido no ponto de venda tem o direito de receber gratuitamente um produto similar, dentro do prazo de validade.

A campanha De Olho na Validade é uma iniciativa da APAS, que conta com o apoio da Fundação Procon-SP e tem como objetivo incentivar uma atenção maior ao prazo de validade, não só do fornecedor, que proporcionará outro item gratuitamente, mas também do consumidor que será estimulado a observar a informação.

Independente da campanha De Olho na Validade, o Procon-SP mantém o seu trabalho de fiscalização, combatendo e punindo as práticas que desrespeitam os direitos dos consumidores.

No setor Varejista temos diversos seguimentos, no entanto o seguimento supermercadista tem um leque grande para se preocupar então o primeiro trabalho é desenvolver através de informações reais quais setores tem mais problemas com vencimentos e criar ações para evitar a exposição de produtos vencidos.

Alguns processos podem auxiliar no gerenciamento de validades dos produtos pois é possível ter maior controle de seus estoques, um processo organizado de trocas e devoluções, inteligência no mix de produtos, exatidão no recebimento de mercadorias entre outros.

Assista ao vídeo. =D