No Papo Express de hoje, Larissa Ramos fala sobre Planograma.
O “Plano de gôndola” ou planograma como é mais conhecido é uma ferramenta utilizada para organizar e mensurar produtos no ponto-de-venda.
O planograma amplia a conveniência, comodidade e também a agilidade no processo decisório dos consumidores, ou seja, ela estimula o ato da compra. Quando um planograma é bem planejado e executado ele mantém ótimas condições de circulação e também oferece visibilidade e acessos aos produtos que estão expostos. Os produtos ficam organizados e a boa disposição das mercadorias, passa uma imagem positiva da marca e do estabelecimento.
É necessário que o varejista fique atento para que quando houver rupturas, a prática da loja não seja a de encher o espaço do produto que está faltando com itens adjacentes. Isso não esconde do consumidor a falha e só agrava o problema pois o cliente perde mais tempo procurando o produto que deseja. Agora se o planograma for respeitado, certamente a demanda pelos produtos irá aumentar.
Um bom planograma precisa ser reflexo de um conjunto de decisões táticas de localização e exposição de produtos dentro da loja, não esquecendo que o consumidor deve encontrá-los facilmente.
No planograma os produtos podem ser divididos em categorias (de shampoos, por exemplo) ou por associação (seção de banho, sucos, pet e etc.) perto de produtos relacionados. Seja qual for o produto, existe um tipo de equipamento que pode ser utilizado, por exemplo: gôndolas, palletes entre outros.
Quando é chegada a hora de implantar os planogramas, os envolvidos no processo, podem se deparar com problemas. Por exemplo: Se o espaço não for calculado corretamente pelo coordenadores, o que está descrito no planograma pode não ter validade alguma. Quando o planograma não é feito pensando no mundo real, acontecem imprevistos como o produto não caber na gôndola ou sobrar espaço vazio. Lembre-se que é no PDV que o consumidor fará sua decisão de compra. Ninguém gosta de se abaixar muito para pegar algum produto, por isso a posição central e que está na altura dos olhos é a parte mais nobre da gôndola, ou seja, produtos neste campo de visão serão percebidos primeiro.
Seguir o planograma à risca é essencial para que as estratégias elaboradas no planejamento dêem resultado. Quando surgem problemas e falha de comunicação com o varejista, todo o planograma pode ser sacrificado, o que não é nada bom para a marca.
Converse com sua equipe e explique a importância de negociar lugares na loja. Monitorar se o acordo está sendo respeitado também será tarefa dele.
Confira o vídeo: