papo-express

No Papo Express de hoje, Larissa Ramos fala sobre Romaneio de Cargas.

O varejista precisa lidar diariamente com uma séria de informações e saber gerenciá-las é fundamental para a organização de sua empresa.

Uma das questões mais importantes que ele deve acompanhar é o controle de mercadorias, ou seja, ter um processo organizado para o recebimento e envio de produtos. Sendo assim, o espelho cego, é um momento crucial para esse processo.

O Romaneio de Cargas que é conhecido também como Espelho Cego é um documento que relaciona toda a carga que será coletada, ou que será entregue por determinado veículo, vinculado à unidade / depósito físico, responsável pela coleta ou distribuição (entrega) na respectiva região.

A utilização do romaneio é importante pois com ele é possível realizar o controle de mercadorias e também ajuda na prevenção de erros no recebimento das mercadorias ou até mesmo nas prevenções de perdas contra furtos ou roubo de cargas.

Não existe um padrão definido para o modelo do romaneio, mas geralmente ele contém as informações da quantidade total de volumes, marcação de volumes, espécie de embalagens, por exemplo: caixa ou pallet com as informações de peso líquido, peso bruto, dimensões unitárias e volume total da carga. Lembrando que ele pode ser adaptado de acordo com a necessidade da sua empresa.

Uma outra forma de utilizar o romaneio em sua empresa é a emissão desse documento de forma automática e integrada utilizando um sistema ERP como o Bluesoft.

Assista ao vídeo. =D