Neste papo express Wilson Souza fala o que é ICMS ou Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços.

O ICMS é um imposto que incide sobre a circulação de produtos como eletrodomésticos, alimentos, serviços de comunicação, transporte intermunicipal e interestadual, entre outros.

Toda pessoa ou empresa que realize com frequência ou em grande quantidade, operações de circulação de mercadorias (venda, transferência, transporte) ou preste serviços de transporte interestadual ou intermunicipal deve contribuir com o Imposto.

A sua alíquota varia de estado para estado, porém a maioria deles utiliza o valor de 17% do preço da mercadoria. Por exemplo, se um produto custa 1000 reais então o valor do tributo será de 170 reais. Vale ressaltar que o ICMS já vem incluído no preço das mercadorias, então nesse caso o preço do produto sem este imposto seria R$ 830,00

Como mencionado o tributo é pago de maneira indireta, pois já esta incluído nos preços dos produtos. Além disso, ele é regressivo e, independentemente da capacidade contributiva de cada um, todos pagam o mesmo imposto.

E se você quer saber mais detalhes e informações sobre os tipos de ICMS, como a Isenção, Diferimento, Substituição tributária e Difal acesse blog.bluesoft.com.br.

Confira o Vídeo: