Um dos focos dos avanços da tecnologia é oferecer maior agilidade em processos ou operações que antes só eram possíveis através de interações manuais. Com isso, muitas opções de serviços surgiram para trazer maior rapidez e segurança aos usuários. Para os bancos, por exemplo, um dos avanços mais notáveis foi a opção de que os usuários possam controlar operações bancárias eletronicamente, oferencendo assim maior agilidade, segurança e comodidade.

Neste cenário, temos alguns serviços relacionados ao controle e pagamento de boletos, entre eles: Varredura de Bloquetos, DDA e o serviço de Débito Automático. Porém qual é a diferença entre eles? Veja a seguir.

 

Varredura de Bloquetos

A varredura de bloquetos (boletos) ou varredura de sacado, como também é conhecido, consiste em um serviço oferecido por cada banco para empresas que utilizam o sistema de pagamentos de títulos do banco no qual é correntista (SISPAG – Itaú, PagFor – Bradesco, etc).
Este serviço oferece ao usuário o controle eletrônico de boletos que tenham sido regisrrados contra o sacado no banco em questão. Dispensando a necessidade de boletos em papel.

Débito Direto Autorizado (DDA)

O DDA é um serviço bastante parecido com a Varredura, porém no caso do DDA, trata-se de um serviço oferecido pela Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) em parceria com os bancos associados.
Nesta modalidade, são apresentados eletronicamente todas as cobranças que tenham sido registradas contra o sacado, independente do banco de registro ou se o sacado possui ou não conta corrente no banco de registro.

Débito Automático

O serviço de Débito Automático oferece ainda mais comodidade aos usuários. Nesta modalidade é possível cadastrar cedentes, e sempre que for gerada uma cobrança desta empresa o pagamento será realizado automaticamente. Para isso, é necessário sempre manter saldo disponível na conta.

Varredura x DDA x Débito Automático

Podemos notar que as três modalidades tem como principal objetivo a agilidade e automatização dos processos de pagamento de boletos de cobrança, porém é importante ressaltar que as modalidades não são equivalentes, entenda abaixo as principais diferenças entre elas:

– O processo de Varredura disponibiliza informações de cobrança APENAS para boletos registrados no próprio banco em que o sacado é correntista. Neste serviço, o sacado deverá se manter atento a cobranças registradas em outros bancos. Além disso, a Varredura fica disponível apenas para empresas que utilizam o sistema de pagamento do próprio banco ou enviando arquivos para o sistema ERP da empresa via EDI. A modalidade, portanto, não fica disponível para pessoas físicas.

– O DDA, por sua vez, oferece informações de boletos registrados contra o sacado em qualquer banco, exceto boletos não registrados, tributos e serviços de concessionárias (água, luz, telefone, etc). Este serviço, por outro lado, pode ser utilizado também por pessoas físicas e também pode enviar arquivos para sistemas ERP de empresas via EDI.

– Tanto no DDA como na Varredura, é necessário que o usuário se mantenha atento, uma vez que a cobrança não será recebida em papel e ela não equivale a um débito automático, ou seja, mesmo sendo recebida eletronicamente, a cobrança não será paga de forma automática, a decisão do pagamento continua sendo do usuário.

– No débito automático, o usuário pode tomar a decisão de quais empresas ele deseja permitir a quitação automática e uma vez cadastrada, as cobranças serão debitadas automaticamente na data de vencimento. Neste serviço, é importante que o usuário também esteja atento a alguns pontos importantes como: se haverá saldo suficiente para quitação, se os valores estão corretos ou se estão havendo cobranças indevidas.

Portanto, os serviços de DDA, Varredura e Débito Automático oferecem diversas vantagens para seus usuários que se tornam ainda melhores com um controle adequado. O Bluesoft ERP oferece o controle necessário através de EDI para Varreduras e DDA e também as informações de débito automático através do Extrato Bancário via EDI.

Não deixe de ver também este artigo com mais detalhes sobre o serviço de DDA.