Muitas empresas já se viram em uma situação onde as vendas vão muito bem, no entanto, nunca sobre dinheiro. Em situações como essas, é comum surgirem perguntas como: Para onde vai o meu dinheiro?

Veja a seguir alguns motivos que podem estar prejudicando o seu controle financeiro e impedem a sua empresa de lucrar mais.

Inadimplência

A inadimplência é, sem dúvidas, um dos principais fatores que atrapalham a geração de lucros da empresa. Se o cliente não paga, não haverá receita para a empresa. No caso da inadimplência, temos em vista que não receber pelas vendas é mais prejudicial para as finanças do que não vender, uma vez que a venda em si implica em diversas despesas para a empresa que precisam ser cobertas, tais como: pagamento de fornecedores, comissões, impostos, entre outros.

Parcelamentos e Prazos Longos para Recebimento

Mesmo que sejam efetuadas muitas vendas, estas não gerarão receitas a curto prazo em casos de muitas parcelas ou prazos de vencimento muito longos. Problemas como esses poderão afetar diretamente no capital de giro da empresa, levando à falta de receita disponível para cobrir as despesas, além de prejudicar o Ciclo Operacional que é o tempo gasto desde a entrada de mercadorias até o recebimento da cobrança pelo cliente. Quanto mais longo for esse ciclo, maior a probabilidade de falta de capital de giro.

Excesso de Despesas e Gastos Desnecessários

Tendo em mente que o lucro é o total de receitas menos o total de despesas, isso significa que quanto maiores as despesas mais elas irão consumir das receitas e consequentemente, o lucro será menor.

Esse problema é muito comum, especialmente em empresas que não possuem um controle rígido e preciso das finanças. Além dos gastos que não dão nenhum retorno, porém consomem das receitas também e muitas vezes passam despercebidos.

Preços Inadequados

Um erro muito comum cometido pelas empresas é diminuir o preço para aumentar as vendas. Porém diminuir o preço significa diminuir a margem de lucro. É preciso levar em consideração que para manter a empresa, existem diversas despesas fixas (como pagamento de salários, água, luz) e despesas variáveis (comissões, impostos), que estarão diretamente ligadas às vendas e o seu faturamento deverá ser suficiente para cobri-las. Reduzir a margem de lucro das vendas pode levar exatamente ao problema anterior: o valor das despesas ficará cada vez mais alto e o seu lucro cada vez menor, podendo levar a empresa ao prejuízo.

Arrumando a Casa

Para resolver esses problemas, é recomendável algumas medidas como:

Adotar políticas de cobrança de clientes e aprovação prévia de crédito

Algumas ações podem evitar a inadimplência de clientes e garantir o recebimento para sua empresa, entre elas:

  • Conhecer seus clientes: exigir documentos e fazer análises de créditos antes da venda é a melhor forma de evitar inadimplências
  • Estabelecer limites para a primeira compra: evitar que um cliente desconhecido faça uma compra de valor muito alto também é uma boa medida de segurança;
  • Estabelecer contratos: caso seja realmente necessária a venda em valor alto, o ideal é firmar um contrato com o cliente que pode até mesmo usar garantias que aumentam a segurança para a empresa;
  • Enviar lembretes para os clientes próximo ao dia do vencimento: muitos casos de inadimplência acontecem porque o cliente se esquece de efetuar o pagamento na data. Enviar um lembrete em uma data próxima ao vencimento pode evitar esse problema;

Controle e acompanhe regularmente o seu Fluxo de Caixa

Registrar corretamente as movimentações e acompanhar o Fluxo de Caixa poderão indicar qualquer anormalidade nas despesas e ajuda a identificar os gastos desnecessários e então tomar as medidas corretivas para evitar prejuízos.

Faça um estudo de mercado para definir os preços

Para definir a margem de lucro ideal, é necessário fazer um estudo adequado do mercado, conhecer os concorrentes e o perfil dos seus clientes. Além disso, é preciso ter conhecimento de todos os custos envolvidos para que um produto seja vendido ou um serviço seja prestado. É necessário que a margem de lucro cubra essas despesas, se aplicando o preço de mercado a receita não seja suficiente, é hora de avaliar as suas despesas.

 

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Gleycielle Souza

Analista de Negócios – Financeiro