Vender mais é algo que todo mundo quer e precisa, ainda mais nesses tempos de crise. O cliente já não se contenta mais com um produto, só porque o vendedor diz que é uma boa escolha. É preciso que o vendedor conheça muito sobre o produto ou serviço que está oferencendo além de trabalhar algumas técnicas de abordagem e diálogo.

Confira algumas dicas bem simples para você melhorar sua abordagem ao cliente e melhorar cada vez mais suas chances sucesso com uma boa Venda.

 

Manter os ouvidos atentos e falar menos

Sabemos que muitos vendedores gostam e acabam levando a fama de falar muito, mas nem sempre isso é essencial para ter o sucesso em vendas. Desde quando o vendedor que fala muito é um ótimo ou o melhor? O quesito gostar de falar nem sempre garante uma boa ou a melhor venda.

Esteja sempre atento ao que o cliente está dizendo, isso poderá lhe trazer benefícios, e usar meio para que você consiga reverter algo que não está indo bem em uma negociação.

 

Converse com seu cliente de forma amigável

A forma de se reportar para alguém com quem temos mais intimidade é muito mais fácil e simples, com amigos ou família, do que quando iremos oferecer algo para alguém que não sabemos como está naquele dia. Então chegar de forma amigável e ser cordial ou até o menos chato possível, pode até lhe garantir boas negociações.

 

Seja objetivo ao apresentar seu produto

Quando queremos vender um produto ou serviço precisamos sempre falar de seus benefícios, vantagens e as suas características diferenciadoras. Devemos ser breves nas explicações, portanto se o cliente perceber que está sendo enrolado, isso poderá acarretar em perdas de oportunidades à você. Faça com que seu cliente acredite no que você está expondo de seu produto, seja confiante.

Falar somente o necessário e ser o mais objetivo possível, poderá lhe trazer benefícios.

Por que alguém deveria comprar algo de alguém, se a pessoa de quem eles estão comprando nem sequer acredita nele? Há uma razão pela qual os vendedores confiantes são mais bem sucedidos.

 

Ação conjunta cliente e vendedor

Muitos vendedores devem achar ou pensam que depois de vendido o produto, não é necessário fazer o pós-venda e deixa a cargo do comprador, neste caso cliente do vendedor. Esse pensamento além de ultrapassado está totalmente errado, mantenha contato com seu cliente, vendas futuras poderão surgir.

Podemos dizer que a pós-venda é algo extremamente crucial nos dias atuais, no caso de uma negociação grande, o trabalho conjunto entre cliente e vendedor, fará com que os produtos não fiquem parados no estoque, na área de exposição de venda os produtos devem estar bem destacados e precificados, isso chamará a atenção e na certeza de novas negociações.

A períodos em que determinadas negociações serão simples e necessárias, datas comemorativas ajudam, se nos esforçarmos em não esperar períodos que são propícios a determinadas vendas, devemos sempre estar disposto a fazer o melhor não importa o momento.  Cada vendedor almeja sempre chegar no resultado esperado ou ir além.
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Ricardo Machado

Analista de Negócios – Vendas