No post passado eu falei um pouco sobre o Balanço Patrimonial, sobre a importância do acompanhamento e de sua informação para análise da saúde financeira de sua empresa.

Além do Balanço Patrimonial, temos outro demonstrativo contábil de extrema importância, pois com ele você poderá saber se esta tendo Lucro ou Prejuízo!

É a DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, ele apresenta o Lucro ou Prejuízo da empresa, ou seja, Receitas (-) Despesas =  Resultado.

Acesse o post e confira um pouco mais sobre esse demonstrativo.

Afinal, o que é DRE?

Primeiro, vamos falar sobre o conceito da DRE e sua criação. A Demonstração do Resultado do Exercício foi criada através da Lei 6.404 (artigo 176), e segundo o Manual da Contabilidade Empresarial podemos conceituar a DRE : “Por este princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na operação do resultado do período em que ocorreram, sempre simultaneamente quando se correlacionam, independente de recebimento ou pagamento”.

Utilização da DRE

A DRE pode ser utilizada como base para uma grande diversidade de informação e ajudar nas tomadas de decisões, mas a principal delas é saber se a empresa esta tendo Lucro ou Prejuízo.

Outra análise muito importante é saber como estão as despesas, sejam elas fixas ou variáveis, pois assim, você consegue observar se o valor das despesas esta aumentando conforme os meses anteriores, e assim atuar no motivo que elas estão ocorrendo para solução ou preparar alguma ação.

E também, uma análise muito importante, é visualizar se todas as provisões (principalmente das despesas fixas) estão sendo feitas corretamente, para assim saber o quanto deverá realizar de faturamento para ter o ponto de equilíbrio entre as receitas e despesas, em post recente falamos sobre Ponto de Equilíbrio confira.

Dicas

  • Tenha claramente qual é o CMV (Custo de Mercadoria Vendida) ou CSP (Custo Serviço Prestado). Isso ajudará a saber a proporção de vendas à realizar, pois além destes deverá considerar os demais custos e despesas envolvidos para operação da empresa, como as despesas administrativas e operacionais.
  • Esse talvez é a mais importante devido o cenário do sistema tributária do nosso país, mas precisa saber a tributação envolvida em seus produtos e serviços, pois em alguns casos a venda de produtos será inviável devido a carga tributária envolvida, fazendo esse planejamento poderá optar por regimes de tributações o que leva a reduzir sua carga tributária.
  • Lembre-se, se precisar de determinado valor de Lucro para realizar ações estratégicas, não esqueça, estando o período em aberto, deverá Calcular o IRPJ e a CSLL para assim ter uma base mais real do Lucro Líquido.

Modelo DRE

Abaixo segue um exemplo de um modelo da estrutura da DRE:

DRE-estrutura

DRE em tempo real

Diante da agilidade e necessidade que os gestores precisam das informações hoje, possuir um software que possibilite consultar a DRE ou DRE comparativa em tempo real é muitíssimo importante, com o Bluesoft ERP os gestores podem consultar esse importante demonstrativo a qualquer momento e em qual lugar, pois o Bluesoft ERP possui a contabilidade gerada em tempo real e na nuvem, como exemplo: NA realização de uma venda, a receita ja é refletida na contabilidade, assim como seus custos e impostos como dedução.

Lembre-se se não deixe a DRE de lado, consulte-a regularmente, peça ajuda ao seu contador para entender e assim realizar as diversas análises, com o tempo verá que a DRE será extremamente útil para acompanhar a saúde da sua empresa.

Quer receber dicas de gestão e os últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.