A gestão financeira pode ser considerada o combustível para o funcionamento da empresa, fornecendo recursos para suprir seus setores. Ela visa o controle das entradas e saídas de capital, evitando gastos desnecessários e maximizando os lucros. Fazendo assim que a empresa cresça de forma sustentável. É aí que entra em cena o gestor financeiro.

O gestor financeiro tem um papel essencial, pois é responsável pela gestão e, consequentemente, pela saúde financeira da empresa.

Preparado para descobrir as responsabilidades e importância do gestor financeiro? Então continue lendo:

Qual é o objetivo da Gestão Financeira?

Os objetivos de um gestor financeiro devem, antes de tudo, estar alinhados com a diretoria e acionistas. A partir daí, será mais fácil traçar metas financeiras para que esses objetivos sejam alcançados.

A partir disso, o gestor financeiro deverá cuidar para que a empresa tenha sempre o capital de giro necessário para manter as atividades e para manter a empresa em constante crescimento, garantindo também um bom retorno dos investimentos de forma que proporcione uma boa posição para a empresa no mercado.

O maior objetivo da gestão financeira é maximizar os lucros, e consequentemente, o valor de mercado do capital da empresa. Para isso, entretanto, algumas outras preocupações são necessárias, como: manter a empresa em constante liquidez controlando regularmente os fluxos de entrada e saída, possibilitando inclusive uma previsão de como estará a situação futura das finanças para que sejam tomadas medidas preventivas, evitando surpresas desagradáveis.

Mas o que faz um gestor financeiro?

O papel da gestão financeira envolve principalmente a análise de dados e tomadas de decisões. Veja abaixo algumas das principais atividades do gestor financeiro na empresa:

Análise, Planejamento e Controle

O gestor analisa resultados de diversos relatórios que podem ser fornecidos pela contabilidade, como a DRE, assim como o fluxo de caixa. Esses relatórios podem demonstrar um reflexo da situação atual ou do que está acontecendo nesse momento.

Essas informações servirão como embasamento para o gestor planejar como serão aplicados os recursos financeiros da empresa. Com esses dados, ele consegue identificar quais áreas devem receber investimento, assim como possíveis desperdícios e as ações corretivas cabíveis.

Tomadas de Decisões:

O gestor financeiro também será responsável por tomar diversas decisões de extrema importância para a saúde financeira da empresa, dentre elas, podemos destacar como as mais importantes as decisões relativas a investimentos, financiamentos e empréstimos.

Uma vez que o gestor conheça os objetivos da empresa, ele deverá buscar investimentos que maximizem lucros e promovam seu crescimento. Para isso, ele deverá analisar os recursos correntes e recursos de longo prazo a serem investidos e buscar as oportunidades que poderão trazer melhores resultados, considerando os índices de liquidez e payback.

Já com relação a financiamentos, o gestor deve ter atenção com prazos de pagamento e juros para evitar problemas. Antes de fazer um financiamento é essencial fazer um planejamento financeiro. Essa análise poderá indicar se a empresa terá condições de pagar o financiamento sem comprometer o controle das finanças.

Os empréstimos empresariais também são um assunto delicado e devem ter a devida atenção. Cabe ao gestor financeiro decidir sobre as melhores formas de capitar recursos para garantir o capital de giro da empresa. Porém, assim como no caso dos financiamentos,  juros e prazos devem ser analisados com cuidado.

Conclusão

Com isso, vemos que o gestor financeiro pode ser o herói que levará a empresa para um futuro promissor. E como tal, é essencial que tenha conhecimento a fundo de todas as movimentações que acontecem nas finanças da empresa.

O Bluesoft ERP oferece todo o apoio necessária para uma gestão financeira de sucesso, permitindo registrar e controlar todas as movimentações, desde o fechamento de caixa até as conciliações bancárias de forma rápida e automática. Além disso, oferecemos também o Bluesoft Intelligence que possibilita uma análise detalhada de todo o cenário financeiro da empresa através de diversos dashboards dinâmicos.

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.