Para as empresas, o Força de Vendas é um elemento essencial. Por esse motivo é preciso sempre manter a equipe motivada, para que alcance os melhores resultados. Sabemos que manter uma equipe motivada, as vezes não é uma tarefa fácil. Na grande maioria das vezes, quando se fala nesse assunto muitos acreditam que representa também um aumento de custos. Não podemos esquecer que os responsáveis pelo força de vendas trazem grandes conquistas e vantagens nas empresas em que atuam.

No entanto, podemos colocar que o grande diferencial para motivação não está no financeiro, e sim em trabalhar bem os talentos da sua equipe de vendas. É explorar o potencial máximo de cada indivíduo e em conjunto poder criar um ambiente de trabalho que beneficie o crescimento pessoal e profissional da equipe.

Não podemos esquecer que para compreender o valor da equipe de vendas e fazer com que se sintam motivados, se faz necessário dispor de ferramentas que os mantenham sempre em resultados crescentes.

A equipe ou o profissional além da necessidade, gosta de ser valorizado. E como dissemos trabalhar em um ambiente propício ao crescimento pessoal e profissional é fundamental. Esta é a maior motivação da força de vendas.

Portanto, para construir esse ambiente de valorização, separamos algumas dicas:

  1. Converse com seus colaboradores e descubra qual é o valor de cada um deles;
  2. Nem todo o sucesso é através de recompensa financeira, trabalhar o sucesso pessoal e a qualidade de vida contam muito;
  3. Incentivar a participar de cursos ajudará a equipe a estar sempre atualizada, melhora suas técnicas de vendas e informações sobre o produto e o mercado;
  4. Dê feedbacks, faça correções quando necessárias, mas lembre-se também de reforçar positivamente o trabalho da equipe. Boas realizações em técnicas de vendas trazem bons resultados, e bons resultados motivam;
  5. É sempre bom promover reuniões e convenções entre os departamentos, fazendo que setores como o de marketing possa interagir com a equipe de vendas;
  6. Capacite ao máximo sua equipe de vendas sobre produtos, serviços e seus usos e benefícios.

Não deixe de acreditar, por mais simples que sejam, essas dicas podem ajudar a criar um ambiente melhor para seus colaboradores e motivar sua equipe de vendas. E mais, colocar em prática é mais uma questão de disposição e atitude, do que custos.

Buscar o melhor para seus colaboradores é melhorar também o ambiente onde todos trabalham.

Aproveito para deixar um vídeo que fiz no Papo Reto aqui na empresa explicando os benefícios de se usar um Sistema de Força de Vendas.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!

——————————————————————————————————————
Este post é um oferecimento de Bluesoft

 

Ricardo Machado

Analista de Negócios – Comercial