large_article_im589_lucro

Você sabe qual  a diferença entre Lucro Bruto x Lucro Líquido? Às vezes a falta de conceito na formação desses valores pode dificultar a compreensão e elaboração do seu planejamento, sendo importante saber diferenciar o Lucro Bruto do Líquido. Neste post iremos explicar como diferenciá-los e assim poder fazer melhor análise da saúde da sua empresa.

Lucro bruto

O que é?

Podemos dizer que o lucro bruto é a diferença entre a receita total das vendas menos o custo utilizado nessa produção, ou seja, o quanto se gastou para ter aquele produto ou serviço que foi vendido.

Para entendermos melhor o que é o termo lucro bruto é preciso ter em mente os conceitos de custos variáveis e receita total.

Custo variável são os gastos necessários para a produção do bem ou serviço que será vendido nesse caso é considerado variável, pois depende da quantidade vendida para se ter o valor deste custo.

Exemplo: Vamos imaginar que na produção de 100 itens A, o valor do custo é X, porém, naquele mês da venda de itens foi de 200, então o valor do custo é 2X, veja, que conforme a quantidade vendida o valor do custo é variável, então fazendo a soma quantidade vendida x valor de venda, menos, quantidade produzida x valor de custo, chegaremos no Lucro Bruto.

Como equação podemos considerar: Lucro Bruto = Receita Total – Custos Variáveis.

Lucro líquido

O que é?

O lucro líquido é o lucro bruto menos os custos fixos, as deduções de imposto de renda e de outras taxas que a empresa ou o profissional precisam pagar.

Para entendermos como é formado o lucro líquido é necessário primeiramente conhecer, além do que custos variáveis, os conceitos de custo fixo e custo total. Custos fixos são todos aqueles que não dependem da quantidade produzida, ja o custo total compreende a soma dos custos variáveis + fixos.

Dessa forma, os valores gastos com salários e aluguel, por exemplo, são custos fixos, pois eles não dependem da quantidade de pães produzidos, então a empresa produzindo ou não o Item A, esses custos serão sempre fixos e a empresa deverá arcar com eles, produzindo/vendendo ou não.

Como equação podemos considerar: Lucro Líquido = Receita Total – Custo Total.

 

Bluesoft Intelligence

 

Hoje a análise desses dados pode ser feita consultando diversos relatórios, alguns contábeis outros gerenciais, por isso é sempre importante possuir um software que forneça à você os dados necessários para realizar seu planejamento.

No Bluesoft Intelligence, contamos com alguns desahboards nos quais é possível fazer a análise do Lucro da sua empresa, veja abaixo clicando sobre os links e conheça um pouco sobre esses dashboards.

Planejamento Orçamentário

EBIT e EBITDA

Comparativo DRE

Caso desejar uma demonstração entre em contato com nossa equipe comercial ou peça uma demonstração clicando aqui.

Renan Ferreira 

Analista de Negócios – Tributário