Para obter um melhor resultado e fazer com que o seu negócio tenha sempre crescimento, é imprescindível definir metas. Essas metas podem ser definidas através de um planejamento, onde serão analisados os objetivos nos quais deverão serem atingidos. As metas são uma ótima forma de motivar sua equipe de vendas, não podendo esquecer de quando são bem planejadas e possíveis de serem atingidas.

As metas devem ser elaboradas a partir de um período, por exemplo se forem mensais devem ser elaboradas durante todo o ano. Assim, não existe uma forma ou método correto de como definir as metas, elas dependem de diversos fatores, inclusive do segmento em que seu negócio está relacionado. Para cada tipo de negócio suas metas podem ter definições e variações distintas.

Algumas dicas e práticas que podem ajudá-los.

 

Utilize uma metodologia

Um dos passos iniciais para que tenha sucesso na sua criação, é ter uma metodologia para o acompanhamento e execução das suas metas. Ao definir este método, isso deixará claro para a equipe o que, por que, como e quando os resultados devem ser entregues.

A metodologia mais usada nas empresas de grande porte, e sendo utilizado para o acompanhamento das metas pessoais, é conhecido como o modelo S.M.A.R.T. (specific, measurable, attainable, realistic and timely), em português é denominado como, deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

 

Defina sua metas

Depois de ter escolhido e definido uma metodologia, uma dica importante e que suas metas sejam bem sucedidas, elas devem ser possíveis de serem atingidas. Isso não impede de estabelecer objetivos desafiadores a serem alcançados, estimulando a equipe a realizar o seu melhor. Pois metas que não são simples de serem realizadas, que não correspondem com a realidade da empresa, acaba desmotivando a equipe num todo.

Explore o potencial de cada um da equipe, ou seja, não estabeleça para todos as mesmas metas. Sabemos que pessoas com mais tempo na empresa, tem mais facilidade de atingir a meta, por isso devem ter desafios maiores. Essa mesma regra pode ser utilizada em um comércio varejista, sabemos que dias de pagamento, final de mês, as vendas são maiores, é possível aplicar metas mais altas para estes dias. Mas sempre levar em consideração a possibilidade em atingí-las.

 

Metas flexíveis

Ao definir a meta de vendas do seu negocio é importante, fazer com que ela seja alcançável. Para isso utilize informações e histórico de vendas já realizadas, e defina o quanto o seu negócio precisará vender para que alcance o crescimento desejado. Para que a equipe tenha ciência das metas nas quais deverão trabalhar para alcançá-las, apresente informações baseados no crescimento da empresa, sendo assim claras e com base realizados nos últimos anos.

 

Motivação na equipe

Conforme já comentado no artigo motivação no força de vendas, não podemos esquecer que para compreender o valor da equipe de vendas e fazer com que se sintam motivados, se faz necessário dispor de ferramentas que os mantenham sempre em resultados crescentes. Fazer com que participem do seu planejamento. Assim a equipe num todo se sinta comprometida a atingir os objetivos da empresa. Programas de incentivos ou alguma tipo de prêmio, também são formas muito interessantes de premiar aqueles que cumprem as metas.

 

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Este post é um oferecimento de Bluesoft.

Ricardo Machado

Analista de Negócios – Comercial