É muito comum ver empresas que escolhem (de forma precipitada) por remover um item de seu mix de produtos sem qualquer estudo ou analise de dados e depois acabam se arrependendo ou perdendo grandes oportunidades de mercado. Apesar de raros, logicamente que em alguns casos há também os acertos.

Quer entender o que é e como definir um mix de produto de forma assertiva? Então acompanhe:

Mas o que é Mix de produtos?

 

O empreendedor deve levar em consideração diversos dados para compor um bom mix de produtos. Por exemplo: concorrência, o local de venda, público de interesse, além de divulgação e relacionamento. E isso deve ser pensado tanto para o comercio físico quanto o virtual (e-commerce).

Para entender o quanto essa análise pode fazer grande diferença no seu negócio, a má formulação do seu mix de produtos pode impactar em diversas áreas da empresa como, gestão de compras, vendas, logística, marketing e estoque. O que no final vai impactar a margem de lucro do negócio!

Uma das certeza é que, a escolha de o mix de produtos ideal, satisfaz e ajuda a fidelizar o cliente, além de ser um grande fator que contribui para o êxito do negócio perante seus concorrentes.

Certo! Mas por onde eu começo para definir o mix de produtos?

Existem alguns passos para definir um mix de produtos certeiro para o seu negócio. Po exemplo:

  • Análise;
  • Avaliação;
  • Planejamento;
  • Rentabilidade;
  • Monitoramento.

A seguir, vamos compreender melhor cada uma dessas dicas:

Análise

Faça uma análise de seu sortimento. Veja as categorias na qual trabalha atualmente e veja onde melhorar ou incluir novos produtos. Através desta análise será possível ter um prospecto de como anda o seu mix atual, ai sim verificar se vale a pena incluir novos produtos ou até mesmo remover aqueles que não estão vendendo.

Avaliação

Uma dica importante é avaliar como é feita a promoção do seu mix de produtos. que tipos de materiais de merchandising e demais recursos promocionais você está usando, como, por exemplo, degustações, combos (Leve 2 pague 1) entre outras ações promocionais.

Este tipo de ação vai te ajudar a entender como é a aceitação de novos produtos (lançamentos) e entender hábitos de consumo de seus clientes. Essa prática deve ser constantemente realizada, tanto para produtos novos quanto para os que já fazem parte do atual mix.

Planejamento

É muito comum em períodos de datas comemorativas o lançamento de diversos produtos, como por exemplo Páscoa, Natal, Dias das Mães entre outras. Fazer um planejamento e considerar o calendário de datas comemorativas na implementação de novos produtos ao mix é super importante, em muitos casos, produtos novos que são lançados somente para um período específico de venda acaba ficando fora do seu mix, seja por não conhecer o que seu fornecedor está lançando ou por simplesmente achar que o seu cliente não irá comprar aquele produto.

O Planejamento serve para que você não se esqueça desses tipos de produtos. As vezes seu cliente deixa de comprar na sua loja, pois não encontra um tipo de produto que é específico daquela época. Uma forma de você não perder mais nenhuma oportunidade é ficar ligado nos mix de produtos de seus fornecedores.

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Rentabilidade

Um dos maiores desafios atuais é entender o que o cliente busca na sua loja. O sortimento ideal de seu mix é aquele mais rentável ao seu negócio e que supra a necessidade de seu cliente. Este é um dos maiores desafios do varejo, pois em muitos casos a venda de um único produto, pode ser mais lucrativo do que a venda do mix com preços promocionais.

Monitoramento

Faça o monitoramento constante do seu mix de produtos, não deixe de fazer ajustes incluíndo ou removendo itens, a seleção adequada de produtos é o que orienta claramente o planejamento de compras e o controle de estoque da empresa.

A definição do mix de produtos varia conforme o negocio

Certamente, definir o mix de produtos exigirá cuidados e ajustes constantes. Essa definição fará seu negócio se destacar da concorrência, além de manter seus produtos sempre atualizados.

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