Nos posts anteriores, falei um pouco sobre Compliance Tributário, e recentemente a FGV publicou uma pesquisa que as empresas têm gasto, em média, cerca de 1,5% do faturamento em compliance, seja tributário, de auditoria, jurídico, afim de otimizar os processos e manter corretas as informações.

Agora imagine o total do investimento realizado pela empresa em compliance e a dificuldade do empresário em acompanhar todos os detalhes contábeis, financeiros, fiscais e jurídicos envolvidos, por isso a importância e a necessidade da confiança no contador.

Antigamente o contador tinha a função apenas de calcular os tributos e apurar as demonstrações financeiras, mas hoje a profissão evoluiu para a figura do contabilista e com a entrada da tecnologia, muitos passaram a participar da gestão das empresas como consultores, pois toda a parte de registro manual foi automatizada, melhorando a informação dos dados e assim realizar o planejamento e acompanhado dos processos e resultados.

Com a grande importância do contador na empresa, os empresários como comentei acima, se sentem dificuldade em acompanhar se todas as atividades do contador estão em dia, e nem sempre conseguem medir a eficiência.

Em outro artigo que li, encontrei algumas dicas de como o empresário pode acompanhar as atividades do contador e se elas estão sendo feitas corretamente, quero compartilhar com vocês:

Balanço, Balancetes, Demonstrativo de Resultado e Fluxo de Caixa

Como toda empresa é obrigada a manter sua contabilidade em dia, o empresário pode pedir regularmente essas demonstrações, pois elas são obrigatórias, com isso ter a confiança que os demonstrativos estão sendo gerados e se quiser ir a fundo poderá fazer uma breve análise dos números, principalmente no DRE para ver se o resultado esta positivo ou negativo.

Certificado Digital e Homebanking

Como os contadores no geral são responsáveis pela entrega das obrigações fiscais, os empresas passam os dados do certificados digitais e suas senhas para os escritórios contábeis realizar essas entregas, esse é um ponto que o empresário precisa ficar esperto, pois esse mesmo certificado poderá ser usado em movimentações bancárias. Viu porque você precisa confiar muito em seu contador?

Declarações Fiscais

Os empresários também não acompanham de perto se as informações prestados nas obrigações estão em acordo, pois muitos consideram e pensam: “É para isso que estou pagando um contador.” Fazer um acompanhamento regular para acompanhar se as entregas estão corretas com as demonstrações, prazos etc. só deixará você mais tranquilo, peça um check-list das obrigações ao seu contador.

Planejamento Tributário e o Simples Nacional

Ao meu ver é mandatário que o contador faça o planejamento tributário e apresente ao sócios da empresa, pois assim a decisão será tomada em conjunto, e o mais importante o contador poderá mostrar o grande valor financeiro que poderá agregar na empresa com esse planejamento.

Finanças Empresariais X Pessoais

Tomem cuidado com despesas pessoais de sócios pagas nas movimentações  da empresa, pois os impostos pagos pela pessoa física podem ser maiores quando apurados pela empresa dependendo do regime de apuração, como exemplo o SIMPLES.

Certidões Fiscais

Emita sempre o certificado de débitos negativos de sua empresa, peça para o contador manter isso em ordem, essa é uma importante verificação para comprovar que a empresa não possui débitos com o Município, Estado e Nação.

E-CAC da Receita Federal

Atualmente, com o certificado digital, os sócios ou os financeiros das empresas podem ter acesso em tempo real, por meio do site do e-Cac, a toda  movimentação fiscal, sendo que a caixa postal informa se o contabilista está entregando as declarações no prazo ou fazendo retificações constantes.

Legislação Tributária

É um universo de tributos, leis e alterações, algumas podendo e geralmente trazer mais custos para a empresa, mas em alguns casos podem ser benefícios fiscais, por isso,  é cada vez mais importante que os empresários estejam atentos a essas modificações, mesmo porque impactam diretamente nos preços dos produtos e dos serviços o que poderá melhorar sua competitividade.

ERP

Caso você não tenha acesso ao ERP utilizado para fazer a contabilidade, será importante você ter acesso, ou então possuir um ERP que faça a integração com a contabilidade, hoje sem dúvidas manter um ERP confiável, que contenha informações em tempo real, ajudará você a acompanhar o trabalho do contador e ter a certeza que a parte tributária de sua empresa esta de acordo.

É claro que hoje, o contador tendo grande responsabilidade jurídica pela empresa, torna a relação empresário e contador muito sólida, garantir que essa relação sempre seja contínua e duradoura só trará sucesso à ambos.

Você contador e empresário, mantém um bom relacionamento?

Ficaremos feliz em ouvir alguma experiência de sucesso.