Captura de Tela 2015-06-25 às 15.09.18

Li recentemente um artigo bem interessante, no qual vale discutirmos para entendermos melhor sobre o compliance tributário e possíveis problemas trazidos quando ele não é realizado corretamente.

Primeiro de tudo, vamos lembrar o que é o compliance.

Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer através de ferramentas de controle.

Em outras palavras, o compliance tributário é a checagem para identificar se as transações da empresa estão sendo feitas de acordo com as leis, para assim as obrigações tributárias serem entregues em conformidade, e não sofrer penalizações.

Pois bem, sabendo o que é compliance, como podemos utilizar a nosso favor?

Simples, principalmente poderá utilizá-lo para não pagar multas quando houver fiscalizações, pois realizando um compliance eficiente as informações tributárias estarão de acordo.

Ok, eu como empresário posso entender que terei que ter mais custos para manter uma equipe de compliance?

braca-300x250eAo meu ver, se você empresário ainda pensa que sua equipe tributária é um custo inútil apenas para atender o governo tem sua razão, mas o que você pode fazer?

Você provavelmente tem espírito empreendedor, então seja positivo, pois o sistema tributário não irá mudar de um dia para o outro, então use-o como der a seu favor, ou seja, utilize-se da Elisão Fiscal, clique aqui  caso desejar saber sobre.

Em outros posts eu comentei que o profissional tributário não apenas faz a escrituração fiscal e contábil, ele precisa ter uma visão gerencial e de planejamento para trazer resultados positivos para a empresa, e claro fazer o compliance na empresa.

Poxa, então eu que não sou empresário e trabalho na área tenho grande mercado a atuar?

Maravilha, esse é meu pensamento também, porém, se você esta pensando apenas em dinheiro e não gosta do mundo tributário, um dia poderá se arrepender, vá trabalhar em algo que você realmente goste e se interesse.

Oportunidadesa


Tirando as brincadeiras, o compliance tributário, assim como planejamento tributário, é cada vez mais implantado e utilizado nas empresas, todos esses processos ja deram resultados positivos com sua utilização, e a cada vez mais eles vem sendo aperfeiçoados.

Veja alguns benefícios de realizar o compliance na empresa:

  • Monitoramento das obrigações a serem entregues com respectivas datas;
  • Controles de entregas;
  • Guarda de arquivamentos digitais. (Arquivos, XMLs, ….)
  • Fácil acesso de todas as obrigações exigidas pelo FISCO já entregues;
  • Monitoramento de CNDs;
  • Auditoria e cruzamentos das escriturações diária e Mensal.

Outro bom argumento para te convencer a fazer o compliance, é que o governo se aperfeiçoa e recebe as informações quase em tempo real, a modernização e informatização esta melhorando o processo de entrega das obrigações, assim como emissão de documentos fiscais, como exemplo a NF-e-, CF-e-SAT, NFC-e etc.. Resultado: A multa poderá chegar mais cedo para você.

Sabemos que é um desafio manter 100% corretos as obrigações, diante de tantas atualizações no montante absurdo de tributos que o Brasil possui, diria quase impossível, por isso repito: tenha uma boa equipe tributária com você, seja um bom profissional na área tributária, para principalmente NÃO DEIXAR O LEÃO TE MORDER.

Fique a vontade para comentar!

Renan Ferreira 

Analista de Negócios – Tributário