Com o constante crescimento no mercado de redes varejistas, uma questão de grande importância é saber como fidelizar os seus clientes para garantir o aumento das vendas e a continuidade do seu negócio. Uma das formas de alcançar esse objetivo é o oferecimento de convênios.

Os convênios podem ser contratos estabelecidos com empresas, por exemplo, que permitem que os funcionários da mesma façam compras em sua loja obtendo alguns benefícios.

Entre os tipos de convênios oferecidos, podemos destacar três como principais:
 

Convênio Alimentação

Muitas empresas oferecem cestas básicas para seus funcionários. Até pouco tempo atrás o mais comum era que a empresa fornecesse a cesta pronta já contendo todos os produtos em uma caixa, porém isso gerou alguns problemas com o passar do tempo, como por exemplo: muitas vezes o funcionário não gosta de uma determinada marca, não utiliza um determinado item da cesta ou acaba tendo problemas para levar a cesta para sua casa.
Pensando nisso, muitas empresas atualmente oferecem um determinado valor para seus funcionários, muitas vezes através de cartões, que permite que o próprio funcionário faça suas compras conforme desejado.
 

Convênio Empresarial

A própria empresa tem suas necessidades de compras, como produtos de alimentação, limpeza e higiene, entre outros. Essas compras muitas vezes são grandes devido ao número de pessoas e podem acontecer com frequência ao longo do mês. Por isso, é comum que as empresas procurem um supermercado que ofereçam convênios para esse tipo de compra com benefícios para a empresa também.
 

Convênio Com Desconto em Folha

Esse tipo de convênio possui o mesmo princípio do convênio alimentação, porém o uso de cartões pode gerar despesas e maior dificuldade de gerenciamento para a empresa, por isso, uma outra solução é estabelecer o convênio com uma loja onde seus funcionários façam suas compras e ao final do período a loja fornece os dados para a empresa que irá descontar o valor das compras diretamente na folha de pagamento dos seus funcionários.
 

Vantagens da utilização de convênios

Os convênios oferecem diversas vantagens para todos os envolvidos, isto é, para a loja que está oferecendo o convênio, para a empresa que está contratando e também para as pessoas que irão utilizá-los, veja abaixo algumas dessas vantagens:
 

Para a Loja:

Fidelização de clientes: Como os convênios são feitos com a rede, os funcionários da empresa contratante sempre irão fazer suas compras nas lojas da mesma. Além de ter essas vendas garantidas, os funcionários muitas vezes acabam conhecendo as vantagens oferecidas pela loja, se habituam a fazer suas compras e muitas vezes acabam dando preferência à loja mesmo em suas compras que não estão associadas ao convênio.

Diminuição de inadimplência: como as compras são pagas posteriormente pela empresa, isso diminui casos de inadimplência dos clientes, bem como de cheques sem fundos, entre outros.

Fluxo de Caixa: Os convênios normalmente terão prazos de pagamentos determinados, com isso, é possível fazer um planejamento com mais garantias em relação ao fluxo de caixa, pois já é esperada uma receita na data conforme o contrato.
 

Para a Empresa:

Definição de Limites de Créditos e Tipos de Produto: a empresa pode negociar limites de crédito para cada funcionário e os tipos de produtos que serão permitidos na compra, evitando gastos exorbitantes ou mau uso do benefício por parte dos funcionários.

Descontos diferenciados: a empresa pode garantir mais descontos ou outras vantagens para pagamento através dos convênios.

Eliminação da preocupação com armazenagem e distribuição de cestas básicas: como os funcionários fazem suas próprias compras, a empresa não tem a necessidade de reservar um espaço para armazenar todas as cestas básicas ou gastar tempo de um funcionário para distribuí-las, garantir que cada funcionário pegou apenas uma cesta, casos de cestas violadas, etc.

Negociação de prazos: a empresa também pode negociar a melhor data para vencimento da duplicata de pagamento referente às compras dos seus funcionários, o que também lhe permite fazer um planejamento mais eficiente e evita surpresas desagradáveis no orçamento.
 

Para o Funcionário:

Escolha de produtos: o funcionário que irá desfrutar do convênio terá a liberdade de escolher produtos da marca desejada, quantidade, entre outros.

Possibilidade de fazer compras aos poucos: levar uma cesta básica completa para casa pode causar algumas complicações devido ao seu peso e tamanho. Através dos convênios, o funcionário pode fazer suas compras conforme a necessidade e até mesmo procurar a loja mais próxima de sua casa.

Participação de promoções do mercado: com os convênios, o funcionário pode aproveitar as promoções do dia e até mesmo fazer economia no seu limite de crédito, levar mais produtos, etc.

O Bluesoft ERP possui hoje toda a estrutura necessária para atendimento da gestão de convênios de seus clientes, permitindo fazer o gerenciamento gerando duplicatas para cada venda separadamente ou gerenciando uma conta financeira no nome da empresa.

Para saber mais sobre o gerenciamento de convênios no Bluesoft ERP, clique aqui

Gleycielle Souza

Analista de Negócios – Financeiro