Cadastros >> Básicos >> Serviços

Apresentamos a nova rotina de Cadastro de Serviços do Bluesoft ERP.

consulta

Através dessa nova funcionalidade, será possível cadastrar os serviços tomados e prestados e tratando-os de forma diferenciada dos produtos.

Este cadastro permitirá incluir informações específicas para cada serviço, como código do NBS, alíquotas de ISS, tributação média, entre outros dados que se diferenciam do cadastro de produtos.

O cadastro também terá informações diferenciadas para serviços prestados e serviços tomados, conforme a obrigatoriedade de tributos em cada caso.

Os dados cadastrados nessa rotina serão utilizados posteriormente em diversos módulos do sistema, como por exemplo: integração com a frente de caixa (ex: cobrança de serviço de entrega no momento da compra), SPED e posteriormente para os contratos financeiros de receita/despesa.

Veja abaixo como utilizar o cadastro:

Essa é a tela principal da rotina, onde será possível consultar os serviços cadastrados:

consulta

para incluir um novo serviço, basta clicar no botão botão incluir e selecionar entre as opções “Prestado” ou “Tomado”

incluir serviço

O cadastro encontra-se divido em duas abas: Detalhes e Tributações. A aba Detalhes é onde serão informados os dados gerais do serviço e é comum para ambos os tipos de serviço (prestado ou tomado)

aba detalhes

Observação: o campo referente ao código do NBS é integrado ao Cosmos, e ao preencher um código, o sistema carregará automaticamente a descrição e os dados da tributação média para esse serviço, conforme o NBS informado.

NBS

A aba Tributações varia de acordo com o tipo de serviço selecionado (prestado ou tomado), trazendo os campos referentes a impostos necessários para cada um.

Tributações para Serviços Prestados

tributações prestado

A principal diferença na aba de tributações para serviços prestados é o campo para informar o ISS por loja.

O ISS é um imposto que pode variar conforme o município, por isso, a inclusão será feita por lojas e trazendo o município de cada uma delas:

iss loja

ao clicar no botão “incluir” o sistema exibe uma tela onde será possível selecionar a loja, o sistema carregará automaticamente o município e o estado da loja selecionada, e então o usuário poderá informar a alíquota de ISS:

incluir iss loja

Após a inclusão, as alíquotas serão exibidas no lado direito da tela

aliquotas iss

Tributações para Serviços Tomados

A aba de tributações para serviços tomados é similar à de serviços prestados, porém traz apenas os impostos que são necessários para esse cenário:

tributações tomado

Após preencher todos os dados, basta clicar no botão “salvar”.

Para mais informações, entre em contato com o nosso suporte.

Disponível a partir das versões r138