Visando a melhoria constante do nosso produto e a facilidade do usuário, apresentamos as últimas melhorias feitas para quitações de duplicatas.
Uma situação muito comum é incluirmos abatimentos em uma duplicata, e este possui valor igual ao valor nominal da duplicata a que ele foi vinculado, o valor líquido desta será igual a zero.
Em casos como este, o botão de “quitação rápida” é ocultado, pois não é possível gerar um borderô com valor zerado. Ao invés disso, é exibido atualmente o botão “Compensar Duplicata” ao final da página, que irá quitar ambas as duplicatas como compensação:
Porém esse processo muitas vezes poderia acabar confundindo o usuário, pois era preciso descer a barra de rolagem da página para visualizar o botão. E em alguns casos, houveram alguns equívocos em que o usuário clicava por engano no botão “Quitar conta do fornecedor” (pagamentos) ou “Enviar para conta do fornecedor” (recebimento), onde a duplicata é quitada como bonificação, gerando um crédito para o fornecedor ou cliente em questão.
O problema é que, ao quitar uma duplicata como bonificação, a duplicata de abatimento não é considerada e por isso não era quitada automaticamente.
Isso acontece pois o processo de bonificação é diferente de abatimentos, conforme mencionam Jerônimo Antunes e Vinícius de Castro Alves Sampaio no Artigo “Bonificações no Setor de Varejo”:
“As bonificações, podem ser concessões recebidas tanto em dinheiro como em mercadorias e diferenciam-se de abatimentos, pois estes são concedidos após as vendas em função de avarias ou outro motivo descoberto a posteriori.”
Pensando nisso, acrescentamos a seguinte validação:
Não será permitido quitar duplicatas como bonificação caso o valor líquido da mesma seja igual a zero ou caso tenha duplicatas de abatimento vinculadas:
Caso o usuário desejar quitar realmente como bonificação, será necessário desvincular o abatimento.
Pensando também na facilidade de uso, caso o usuário deseje quitar a duplicata como compensação, alteramos o botão de “Compensar” para que o mesmo seja exibido na parte superior da tela, eliminando assim a necessidade de usar a barra de rolagem para localizar o mesmo.
Em casos de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte.