As vendas do setor supermercadista apresentaram crescimento acumulado de 1,93% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em valores reais – deflacionados pelo IPCA/IBGE, apresentaram queda de -7,64% na comparação com o mês imediatamente anterior e alta de 0,35% em relação ao mesmo mês do ano de 2014, de acordo com o Índice nacional de Vendas ABRAS, divulgado hoje em coletiva de imprensa na sede da entidade, em São Paulo.

Em valores nominais, as vendas do setorapresentaram queda de -6,51% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a fevereiro do ano anterior, alta de 8,08%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 9,47%. 

“As vendas de fevereiro refletem a realidade econômica do País, às voltas com baixo nível de crescimento do PIB e perspectivas de dificuldades em 2015; o que já impacta no nível de renda do consumidor, que precisa tornar-se muito mais seletivo e controlado na hora de fazer as suas compras. Ainda assim, continuamos com a perspectiva de conseguirmos um resultado positivo no ano”, afirma o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda.

“As vendas de fevereiro refletem a realidade econômica do País, às voltas com baixo nível de crescimento do PIB e perspectivas de dificuldades em 2015; o que já impacta no nível de renda do consumidor, que precisa tornar-se muito mais seletivo e controlado na hora de fazer as suas compras. Ainda assim, continuamos com a perspectiva de conseguirmos um resultado positivo no ano”, afirma o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda.

Em fevereiro, *Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS o registrou alta de 0,69% , passando de R$ 385,06 em janeiro para R$ 387,71 em fevereiro.  As maiores altas foram impulsionadas por cebola (18,84%), feijão (9,17%) e tomate (8,09%).  E as maiores quedas foram registradas por batata (-11,00%), massa sêmola espaguete (-3,64%), pernil (-2,55%), farinha de trigo (-2,28%).

Abrasmercado

Em fevereiro, *Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS o registrou alta de 0,69% , passando de R$ 385,06 em janeiro para R$ 387,71 em fevereiro.  As maiores altas foram impulsionadas por cebola (18,84%), feijão (9,17%) e tomate (8,09%).  E as maiores quedas foram registradas por batata (-11,00%), massa sêmola espaguete (-3,64%), pernil (-2,55%), farinha de trigo (-2,28%).

Em fevereiro, a cesta da região Nordeste foi a que apresentou maior alta (1,49%) atingindo o valor de R$ 335,85. A maior queda foi registrada pela Região Centro-Oeste (-0,05%) com o valor de R$ 370,27. Confira abaixo todos os valores das cestas por região:

Regiões

Em fevereiro, a cesta da região Nordeste foi a que apresentou maior alta (1,49%) atingindo o valor de R$ 335,85. A maior queda foi registrada pela Região Centro-Oeste (-0,05%) com o valor de R$ 370,27. Confira abaixo todos os valores das cestas por região:

 *Abrasmercado (cesta composta por 35 produtos de largo consumo: alimentos, incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica).

ABRAS

A Associação Brasileira de Supermercados integra todo o setor supermercadista no País, que hoje conta com mais de 85 mil lojas em todo o território nacional. O setor, que faturou cerca de R$ 300 bilhões em 2014 (o faturamento oficial será informado no evento Ranking ABRAS, em Brasília), é dos maiores empregadores do País, gerando 1,75 milhão postos de trabalho diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS).

Fonte: Redação ABRAS

 

Renan Ferreira

Analista de Negócios – Tributário