Conheça as vantagens do Bluesoft SaaS ERP na Nuvem! Compare custos e descubra a diferença em relação a soluções ERP on-premise (instaladas).

Primeiramente, vamos entender a diferença entre sistemas na nuvem e on-premise

SaaS é a sigla para Software as a Service, ou software como um serviço em português. Isso significa que o software é vendido como um serviço e não como um produto. Desse modo, em vez de comprar licenças de uso, você paga uma mensalidade para utilizar o software e nada mais.

Já nas soluções on-premise, oferecidas por concorrentes, o cliente é responsável pela aquisição, instalação e manutenção da infraestrutura de hardware e software. Por exemplo: sistema operacional, banco de dados, servidor de aplicação, Internet, ERP, etc. Esse modelo acaba sendo mais caro e muito mais trabalhoso para a organização que o adota.

Qual a tendência mundial em relação ao tipo de ERP contratado?

O Relatório de ERP 2018 da Panorama Consulting mostrou, pela primeira vez desde que a pesquisa é feita, que o SaaS ERP era o tipo de software mais usado entre os entrevistados. Em 2018, 64% disseram usar um SaaS ERP, contra 27% em 2017.

O estudo também apontou outro movimento interessante. O ERP on-premise perdeu de vez espaço, saindo de 67% em 2017 para apenas 15% em 2018.

Até o ERP em nuvem que não está no modelo SaaS cresceu na pesquisa. Esse tipo de sistema saiu de 6% em 2017 para registrar 21% em 2018.

SaaS na nuvem versus On-premise

Existem algumas formas de saber se a mudança fará bem para a empresa, uma delas é calculando o Retorno sobre o investimento (ROI).

Para calcular o ROI de transição para um ERP SaaS na Nuvem, as organizações devem somar os custos de uma solução on-premise. Por exemplo:

  • Manutenção do software;
  • Banco de Dados;
  • Hardware (servidores);
  • Equipe de TI interna;
  • Custos de customização (alterações no software que atendem as necessidades de um cliente e não podem se replicada para todos);
  • Segurança e conformidade de toda a operação dentro da empresa.

Enquanto isso, o único custo de um ERP SaaS na Nuvem é a mensalidade.

Para ajudar nessa conta, o especialista David Linthicum escreveu para a revista Forbes uma comparação de custos entre as soluções. (Você pode ler uma cópia deste artigo aqui)

O especialista começa apresentando o custo dos primeiros três anos de um ERP hipotético on-premise. Os custos de licença, infraestrutura, consultoria e instalação chegaram a 1.8 milhões de dólares, sendo 1 milhão apenas de licença do software. Além disso, ele acrescentou $600.000,00 de custos operacionais anuais, totalizando $3.6 milhões de dólares em três anos.

Em contrapartida, o único custo para a solução SaaS na Nuvem equivalente seria uma mensalidade em torno de $22.000 por mês durante o mesmo período.

No cenário proposto, a economia seria de quase 80% para a empresa contratante nos três primeiros anos. Veja na imagem:

Custo de ERP na Nuvem vs On Premisse

Bluesoft ERP SaaS na nuvem

A Bluesoft foi pioneira em oferecer SaaS ERP na Nuvem. Quando nem se falava em nuvem, nós já oferecíamos um ERP como serviço 100% web em parceria com data centers. Para sermos mais precisos, prestamos esse serviço para redes varejistas desde 2002.

Quando você compra uma solução On-Premise há uma série de custos escondidos para pagar. Além da licença do sistema (que você já conhece), esses custos escondidos podem chegar a representar mais de 90% do preço do software.

Com Bluesoft ERP, o único custo além da mensalidade do ERP que você poderá ter, caso precise, serão custos de implantação e treinamentos. Todo o resto está incluso na mensalidade no Bluesoft ERP.

Iceberg Comparativo - Bluesoft ERP vs Concorrentes

Principais Vantagens do ERP Bluesoft SaaS na Nuvem

Já deu para perceber que há várias vantagens em adotar um SaaS ERP na nuvem. Porém, queremos deixar ainda mais claro porque a sua empresa precisa pelo menos cogitar essa opção.

Entre os principais benefícios em adotar um ERP na nuvem temos, por exemplo:

  • Redução de custos;
  • Agilidade com atualizações automáticas;
  • Escalabilidade, elasticidade e tecnologia de ponta;
  • Segurança, alta disponibilidade e redundância;
  • Foque no seu negócio (Core Business);
  • Investimento controlado;
  • Tenha mobilidade para trabalhar;
  • Sustentabilidade.

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma dessas vantagens:

Redução de custos

Já falamos do impacto de adotar um software em nuvem traz para as finanças de uma empresa, mas não custa reforçar. Como vimos, um SaaS pode oferecer 80% ou 90% de economia em comparação a um on-premise.

A seguir, vamos listar os custos que simplesmente não existem para quem utiliza um ERP SaaS na nuvem:

  • Infraestrutura para garantir a performance do ERP (disponibilidade e redundância);
  • Custos com equipe de TI (treinamento e contratação de mais profissionais por conta da manutenção do sistema);
  • Segurança dos dados;
  • Hardware (servidores, bancos de dados e otimização de performance do ERP).

Vale destacar que em comparação com soluções on-premise, os SaaS na nuvem apresentam um custo de entrada bem menor. Isso é muito bom, tanto para empresas novas quanto para aquelas que estão trocando de sistemas.

Agilidade com atualizações automáticas

Sua equipe de TI também não precisará mais perder tempo e nem trabalhar de madrugada para fazer onerosas atualizações de sistema.

Você também não vai mais precisar investir fortunas com horas de consultores para atualizar seu sistema para a última versão.

A Bluesoft entrega atualizações automáticas a cada 15 dias com novidades e melhorias para seus clientes sem nenhum custo adicional.

Escalabilidade, elasticidade e tecnologia de ponta

A medida que sua empresa crescer ela vai precisar de mais recursos computacionais para o ERP se manter performando bem, mesmo com maior quantidade de usuários. A Bluesoft cuida de todas as mudanças necessárias e melhora sua infraestrutura conforme suas necessidades, sem que você nem perceba.

A nossa parceria estratégica com a Amazon Web Services (AWS) beneficia a operação de todos os nossos clientes. Por exemplo, seus recursos computacionais (memória, CPU, disco, etc.) poderão ser dimensionados em questão de segundos, sem paralisar o serviço.

Além disso, você não precisará mais gastar dinheiro para trocar seus servidores por equipamentos mais modernos. Os servidores da Bluesoft, que ficam nos data centers da AWS, são atualizados constantemente.

Segurança, alta disponibilidade e redundância

Os data centers da AWS estão entre os mais seguros do mundo. Toda a infraestrutura do Bluesoft ERP está replicada em dois data centers da AWS em diferentes cidades e os backups replicados em diversos data centers ao redor do mundo.

Tudo isso para que você fique tranquilo e que nosso ERP esteja 100% do tempo no ar. Sabemos que as informações da sua empresa tem valor inestimável, por isso, garantimos que estejam sempre seguras.

A AWS é a empresa de Cloud Computing que mais inova e cresce no mundo, tendo clientes importantes em todas as indústrias. Por exemplo, a própria Amazon, rede Globo e Editora Globo, Gol linhas aéreas, universidade Anhanguera e muitas outras.

Quando uma empresa opta por softwares on-premise ela fica sujeita a ter a operação interrompida caso aconteça algo com o prédio ou com os servidores em si.

Foque no seu negócio (Core Business)

Ao utilizar o Bluesoft SaaS ERP na nuvem, você deixará de se preocupar com todos os detalhes de TI. Afinal, nós fazemos tudo isso para você!

Desse modo, sua equipe de TI poderá focar seus esforços para criar soluções estratégicas para sua empresa.

Em outras palavras, o Bluesoft ERP te permite investir no que realmente importa para o negócio e a ter tempo para tomar as melhores decisões para o crescimento da empresa.

Investimento controlado

Nada de surpresas, como por exemplo, custos escondidos com atualizações ou manutenções. Você sabe exatamente o que vai pagar por mês e terá total previsibilidade em seu fluxo de caixa.

Tenha mobilidade para trabalhar

Com um SaaS ERP na nuvem você pode trabalhar e gerenciar sua empresa de onde estiver e a qualquer hora.

Já um software on-premise apresenta uma mobilidade reduzida e só opera nos computadores em que está instalado. Essa limitação é ainda pior quando se trata de uma operação com várias lojas e unidades.

Sustentabilidade

Toda informação que você precisa para gerir seu negócio estará disponível na nuvem, para ser acessada virtualmente através da internet.

Além de toda agilidade para localizar um dado que isso traz, você ainda vai reduzir significativamente a impressão de documentos.

Conclusão

Como vimos, adotar um software SaaS ERP na nuvem não é apenas uma questão de acompanhar uma tendência mundial, mas sim de trazer produtividade, assertividade e redução de custos para uma empresa.

Vantagens do Bluesoft ERP Sem custos com hardware. Sem custos com licenças de software Sem custos de infraestrutura. Sem custos de instação ou atualização Investimento mensal sustentável. Equipe especialista altamente qualificada. Hardware de ponta. Ambiente de alta segurança. 100% web e na nuvem. Infra-estrutura redundante em pelo menos 2 cidades do globo. Atualizações automática quinzenais com melhorias e novidades. Monitoramento 24/7. Flexível, Elástico & Escalável.

Desvantagens das Soluções On Premisse Alto investimento inicial com licenças e hardware. Altos custos com equipe interna de TI. Custos e atualização e manutenção de hardware. Geralmente não há redundância física. Atualizações custosas e complicadas que geralmente tornam o sistema indisponível.

Bluesoft ERP SaaS na Nuvem CTA