O Relatório de ERP 2014 da Panorama Consulting mostra que cerca de 1 em cada 4 organizações já está usando um software ERP na nuvem. Os entrevistados chegaram a apontar uma economia de até 40% com a transição para soluções na nuvem.

A Bluesoft foi pioneira em oferecer ERP SaaS na Nuvem. Quando nem se falava em nuvem ainda, nós já oferecíamos um ERP como serviço 100% web em parceria com data centers. Para sermos mais precisos, prestamos esse serviço para redes varejistas desde 2002.

SaaS (ou Software as a Service – software como serviço) significa que o software é vendido como um serviço e não como um produto, de forma que, em vez de comprar licenças de uso, você paga apenas uma mensalidade para utilizar o software, e nada mais.

Por outro lado, já em soluções on premisse, oferecidas por concorrentes, o cliente é responsável pela aquisição, instalação e manutenção da infraestrutura de hardware e software (sistema operacional, banco de dados, servidor de aplicação, Internet e ERP). Esse modelo acaba sendo além de mais caro, muito mais trabalhoso para a organização que o adota.

SaaS na Nuvem versus On Premisse

Para calcular o retorno sobre o investimento (ROI) de transição para um ERP SaaS na Nuvem, as organizações devem incluir no custo da solução premisse o custo manutenção do software, hardware, a equipe interna, custos de customização, segurança e conformidade e toda a operação dentro da empresa. Por outro lado, os único custo de ERP SaaS na Nuvem é a mensalidade.

Para ajudar empresas a fazerem essa conta, o especialista David Linthicum escreveu para a revista americana Forbes uma comparação de custos entre ambas as soluções: SaaS na Nuvem e OnPremisse.

O especialista começa apresentando o custo dos primeiros três anos de um ERP hipotético on premisse. Os custos de licença, infraestrutura, consultoria e instalação que chegaram a 1.8 milhões de dólares, sendo 1 milhão apenas de licença do software, além disso acrescentou $600.000,00 de custos operacionais anuais, totalizando $3.6 milhões de dólares em três anos.

Em contra partida, o único custo para a solução SaaS na Nuvem equivalente seria uma mensalidade que gira em torno de $22.000 por mês durante os mesmo três anos.

No cenário proposto, a economia seria de quase 80% para a empresa contratante nos três primeiros anos. Veja na imagem:

Custo de ERP na Nuvem vs On Premisse

A Bluesoft cuida de tudo para você!

Quando você compra uma solução On Premisse há uma série de custos escondidos que você precisa pagar. Além do custo da licença do software que você já conhece, esses custos escondidos podem chegar a representar mais de 90% do custo do seu software On Premisse.

Com Bluesoft o único custo além da mensalidade do ERP que você poderá ter, caso precise, serão custos de implantações e treinamentos, todo o resto está incluso na mensalidade na Bluesoft ERP.

Iceberg Comparativo - Bluesoft ERP vs Concorrentes

Principais Vantagens do ERP Bluesoft SaaS na Nuvem

Redução de custos

Como vimos acima, com SaaS você pode ter até 80% de economia, ainda mais do que na pesquisa citada anteriormente. Mas, vale reforçar que também existe um grande Economia com Equipe de TI. 

Ao utilizar um ERP SaaS na Nuvem, sua equipe de TI não precisará mais perder tempo comprando e mantendo infraestrutura para suportar seu ERP e poderá investir seus esforços para criar soluções estratégicas para sua empresa.

Você não precisará mais ter pessoas dedicadas só para cuidar de servidores, bancos de dados, e otimização de performance do seu ERP, nós fazemos tudo isso para você.

Agilidade com Atualizações Automáticas

Sua equipe de TI também não vai mais precisar gastar tempo, nem trabalhar de madrugada para fazer onerosas atualizações de sistema.

Você também não vai mais precisar investir fortunas com horas de consultores para atualizar seu sistema para a última versão.

A Bluesoft entrega atualizações automáticas a cada 15 dias com novidades e melhorias para seus clientes sem nenhum custo adicional.

Escalabilidade, Elasticidade e Tecnologia de Ponta

A medida que sua empresa crescer e for precisando de mais recursos computacionais para que seu ERP se mantenha performático mesmo com maior quantidade de usuários, a Bluesoft cuidará de todas as mudanças necessárias para você e vai melhorar sua infraestrutura conforme suas necessidades sem que você nem sequer perceba.

Graças a nossa parceria estratégica com Amazon Web Services (AWS), seus recursos computacionais (memória, cpu, disco, etc.) poderão ser dimensionados em questão de segundos, sem a necessidade de paralização do serviço.

Além disso, você não precisará mais gastar dinheiro para trocar seus servidores por equipamentos mais modernos. Os servidores da Bluesoft que ficam nos Data Centers da AWS, estão sendo constantemente atualizados para a mais moderna tecnologia disponível no mercado.

Segurança, Alta Disponibilidade e Redundância

Os Data Centers da AWS estão entre os mais seguros do mundo. Toda a infraestrutura do Bluesoft ERP está replicada em dois datacenters da AWS em diferentes cidades, e os backups replicados em diversos data centers ao redor do mundo.

Tudo isso para que você fique tranquilo e que nosso ERP esteja 100% do tempo no ar. Sabemos que as informações da sua empresa tem valor inestimável, por isso, garantimos que estejam sempre seguras.

A AWS é a empresa de Cloud Computing que mais inova e cresce no mundo, tendo clientes importantes em todas as industrias, a própria varejista Amazon.com, a Globo, a Gol e muitas outras empresas.

Foque no seu Negócio (Core Business)

Ao utilizar o Bluesoft ERP SaaS na Nuvem, você deixará de se preocupar com todos os detalhes de TI, segurança, disponibilidade, redundância, treinamento e contratação de equipe de TI etc. e poderá investir o que temos de mais precioso: tempo, para tomar as melhores decisões para o crescimento de sua empresa.

Você poderá focar no que realmente importante para seu negócio.

Investimento Controlado

Nada de surpresas, nada de custos escondidos, nada de custos de atualização ou manutenção. Você sabe exatamente o que vai pagar por mês, e terá total previsibilidade em seu fluxo de caixa.

Sustentabilidade

Toda informação que você precisa para gerir seu negócio estará disponível na nuvem para ser acessada virtualmente através da internet, você vai reduzir em grande escala a impressão de documentos em papel.

Conclusão e Resumo

A computação em nuvem não para de crescer e veio para ficar.

A Bluesoft é pioneira em ERP SaaS na Nuvem no Brasil, atuando neste mercado desde 2002, e além disso é parceira da AWS, a empresa de cloud que mais cresce no planeta.

Vantagens do Bluesoft ERP Sem custos com hardware. Sem custos com licenças de software Sem custos de infraestrutura. Sem custos de instação ou atualização Investimento mensal sustentável. Equipe especialista altamente qualificada. Hardware de ponta. Ambiente de alta segurança. 100% web e na nuvem. Infra-estrutura redundante em pelo menos 2 cidades do globo. Atualizações automática quinzenais com melhorias e novidades. Monitoramento 24/7. Flexível, Elástico & Escalável.

Desvantagens das Soluções On Premisse Alto investimento inicial com licenças e hardware. Altos custos com equipe interna de TI. Custos e atualização e manutenção de hardware. Geralmente não há redundância física. Atualizações custosas e complicadas que geralmente tornam o sistema indisponível.

Está buscando um ERP melhor e mais moderno para sua Empresa?

A Bluesoft pode te ajudar!Entre em contato com nossa equipe comercial.

Visite o site do Bluesoft ERP para aprender mais!