Conforme a sua empresa cresce, o uso de documentos e planilhas para controlar suas finanças de maneira manual torna-se inviável. Pensando nisso, os softwares ERPs tem se tornado cada dia mais um grande aliado dos gestores para o controle financeiro. Veja abaixo algumas das principais vantagens de se utilizar ERP pode proporcionar para a sua empresa.

 

O que é um ERP?

Um ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc). Os ERP em termos gerais, são plataformas de software desenvolvidas para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios (fonte: wikipedia).

 

Integração com outros setores

Dentro de uma empresa, o Financeiro sempre é um elo de ligação com diversos setores como Compras, Vendas, RH e Contabilidade, uma vez que todos esses setores podem gerar lançamentos no financeiro e as movimentações financeiras, por sua vez, irão movimentar a contabilidade. Com o uso de um ERP, todos os módulos são integrados e não há a necessidade de fazer cada lançamento manualmente, pois estes são feitos de maneira automática.

Centralização de Informações

Outra grande vantagem que o ERP oferece para os gestores do financeiro é a possibilidade de controlar todas as finanças em um único lugar, sem a necessidade de verificar vários documentos, acessar diversos tipos de extratos para realizar conferências, ou registrar informações em várias planilhas. Utilizar ERP poderá proporcionar uma visualização de qualquer informação desejada de forma rápida e com poucos cliques, tais como Contas a Pagar, Contas a Receber, Saldos Bancários, Tesouraria, etc.

Automatização de Processos

O uso de ERP permite também agilizar processos do dia-a-dia tornando-os automáticos, por exemplo: é possível configurar um ERP para que ele lance automaticamente duplicatas de pagamento ou recebimento que sejam recorrentes, tais como contas de água, aluguel, etc. Dessa forma não haverá a necessidade de refazer todos esses lançamentos mês a mês. Saiba mais sobre como utilizar Contratos Recorrentes no Bluesoft ERP.

Outro exemplo é o uso de arquivos de EDI para conciliações automáticas. O Bluesoft ERP oferece hoje o suporte necessário para o uso de EDI de Bancário e EDI de Cartões para facilidade de seus clientes.

Planejamento Financeiro

O ERP também permite usar categorias para classificar as suas receitas e despesas, através de Centros de Resultado, e então possibilita aos gestores definirem metas para cada setor. Saiba mais sobre o uso de Centros de Resultados para o seu controle financeiro.

Outra importante ferramenta para planejamento é o Fluxo de Caixa, que permite ter a visão de toda a movimentação de dinheiro da sua empresa bem como uma previsão da sua posição financeira dentro de um determinado período, o que permite aos gestores saber qual será o melhor momento para realizar compras, fazer investimentos ou solicitar empréstimos.

O uso de um ERP pode facilitar a visualização dessas informações gerando relatórios de forma rápida, evitando o tempo que seria gasto para fazer o levantamento de todas os dados manualmente para apresentação do relatório, além de aumentar a confiabilidade das informações apresentadas, uma vez que estas são sempre atualizadas conforme as movimentações são lançadas nos demais módulos. Conheça mais sobre a importância do uso do Fluxo de Caixa na sua empresa.

Proteção de Dados: as boas práticas de segurança

Análise de Resultados

Com base em todas as movimentações lançadas no financeiro, um ERP é capaz de apresentar diversos tipos de relatórios que permitirão ter análises detalhadas sobre a situação atual da empresa além de permitir realizar previsões, tudo isso de forma dinâmica, cruzando informações diferentes e fornecendo uma visão gerencial das informações e facilitando assim a tomada de decisão por parte dos gestores.

A Bluesoft oferece hoje uma ferramenta de BI que disponibiliza as melhores soluções e ferramentas do mercado para seus clientes através de diversos dashboards interativos. Conheça todas as vantages do Bluesoft Intelligence.

Portanto, o ERP mostra-se uma importante ferramenta para gestão financeira, capaz de acompanhar o crescimento da sua empresa, fornecendo recursos para facilitar o controle e a tomada de decisão por parte dos gestores.

Conheça também as vantagens que o Bluesoft ERP oferece para o módulo financeiro.