ERP
Conforme a sua empresa cresce, o uso de documentos e planilhas para controlar suas finanças de maneira manual torna-se inviável.

Pensando nisso, os softwares ERPs tem se tornado cada dia mais um grande aliado dos gestores para o controle financeiro. Veja abaixo algumas das principais vantagens que o uso de um ERP pode proporcionar para a sua empresa.

 

O que é um ERP?

Um ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc). Os ERP em termos gerais, são plataformas de software desenvolvidas para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios (fonte: wikipedia).

 

Integração com outros setores

Dentro de uma empresa, o Financeiro sempre é um elo de ligação com diversos setores como Compras, Vendas, RH e Contabilidade, uma vez que todos esses setores podem gerar lançamentos no financeiro e as movimentações financeiras, por sua vez, irão movimentar a contabilidade. Com o uso de um ERP, todos os módulos são integrados e não há a necessidade de fazer cada lançamento manualmente, pois estes são feitos de maneira automática.

Centralização de Informações

Outra grande vantagem que o ERP oferece para os gestores do financeiro é a possibilidade de controlar todas as finanças em um único lugar, sem a necessidade de verificar vários documentos, acessar diversos tipos de extratos para realizar conferências, ou registrar informações em várias planilhas. O ERP poderá proporcionar uma visualização de qualquer informação desejada de forma rápida e com poucos cliques, tais como Contas a Pagar, Contas a Receber, Saldos Bancários, Tesouraria, etc.

Automatização de Processos

O uso de ERP permite também agilizar processos do dia-a-dia tornando-os automáticos, por exemplo: é possível configurar um ERP para que ele lance automaticamente duplicatas de pagamento ou recebimento que sejam recorrentes, tais como contas de água, aluguel, etc. Dessa forma não haverá a necessidade de refazer todos esses lançamentos mês a mês. Saiba mais sobre como utilizar Contratos Recorrentes no Bluesoft ERP.

Outro exemplo é o uso de arquivos de EDI para conciliações automáticas. O Bluesoft ERP oferece hoje o suporte necessário para o uso de EDI de Bancário e EDI de Cartões para facilidade de seus clientes.

Planejamento Financeiro

O ERP também permite usar categorias para classificar as suas receitas e despesas, através de Centros de Resultado, e então possibilita aos gestores definirem metas para cada setor. Saiba mais sobre o uso de Centros de Resultados para o seu controle financeiro.

Outra importante ferramenta para planejamento é o Fluxo de Caixa, que permite ter a visão de toda a movimentação de dinheiro da sua empresa bem como uma previsão da sua posição financeira dentro de um determinado período, o que permite aos gestores saber qual será o melhor momento para realizar compras, fazer investimentos ou solicitar empréstimos.

O uso de um ERP pode facilitar a visualização dessas informações gerando relatórios de forma rápida, evitando o tempo que seria gasto para fazer o levantamento de todas os dados manualmente para apresentação do relatório, além de aumentar a confiabilidade das informações apresentadas, uma vez que estas são sempre atualizadas conforme as movimentações são lançadas nos demais módulos. Conheça mais sobre a importância do uso do Fluxo de Caixa na sua empresa.

Análise de Resultados

Com base em todas as movimentações lançadas no financeiro, um ERP é capaz de apresentar diversos tipos de relatórios que permitirão ter análises detalhadas sobre a situação atual da empresa além de permitir realizar previsões, tudo isso de forma dinâmica, cruzando informações diferentes e fornecendo uma visão gerencial das informações e facilitando assim a tomada de decisão por parte dos gestores.

A Bluesoft oferece hoje uma ferramenta de BI que disponibiliza as melhores soluções e ferramentas do mercado para seus clientes através de diversos dashboards interativos. Conheça todas as vantages do Bluesoft Intelligence.

Portanto, o ERP mostra-se uma importante ferramenta para gestão financeira, capaz de acompanhar o crescimento da sua empresa, fornecendo recursos para facilitar o controle e a tomada de decisão por parte dos gestores.

Conheça também as vantagens que o Bluesoft ERP oferece para o módulo financeiro.

Gleycielle Souza

Analista de Negócios – Financeiro