Para uma gestão financeira mais eficiente, é importante termos ferramentas que possibilitem análises precisas. Por isso, o Aging List é um grande aliado dos gestores, exibindo informações realistas que facilitarão as tomadas de decisões.

Quer conhecer o que é Aging List e como ele pode auxiliar no dia-a-dia da sua empresa? Então continue lendo!

O que é Aging List?

O Aging List é um relatório que permite listar todos os títulos a pagar ou a receber agrupados por períodos, por exemplo, de 30 em 30 dias. Ou seja, classificando os títulos de acordo com suas idades de vencimento. Dessa forma, é possível ter uma visão de quanto dinheiro é devido ou está comprometido com despesas.

Exemplo de Aging List

Qual a importância do Aging List para empresa?

Através do aging list, é possível obter informações sobre a capacidade de realização de contas da empresa em relação aos pagamentos, bem como, as expectativas de recebimentos.

Aliando essa ferramenta ao relatório de Fluxo de Caixa, os gestores podem ter acesso a todos os dados necessários para o planejamento financeiro. Uma vez que o aging list pode dar uma previsão mais exata sobre gastos e recebimentos previstos com base em registros de duplicatas geradas a partir de notas fiscais.

O Aging list também pode auxiliar muito em tomadas de decisões. Isso, pois ele detecta informações importantes como o nível de inadimplência dos clientes, assim como outros riscos e problemas de cobrança no setor de Recebimentos.

Já no setor de Pagamentos, o relatório de Aging List pode atuar como ferramenta para estimar dívidas ruins, que servirão para tomadas de decisões em relação a créditos, por exemplo.

Aging List x Fluxo de Caixa

A principal diferença entre o Aging List e o Fluxo de Caixa está no nível de detalhamento das informações.

O Fluxo de Caixa fornecerá aos gestores uma visão do total previsto para pagar e receber em um determinado período, enquanto o aging list poderá dar uma visão mais específica de quanto cada cliente ou fornecedor representa dentro do montante, além de considerar também o passado, pois oferece os dados de duplicatas vencidas, informação esta que não é obtida através do fluxo de caixa.

O Aging List para auditoria

O Aging List também é essencial para auditoria. Isso, porque os auditores podem utilizar esse relatório para encontrar evidências detalhadas que afirmem os saldos da empresa. Além disso, podem auxiliar também nas conciliações feitas pela auditoria entre os setores financeiro e contábil. Isso, pois o relatório dará uma visão dos principais ativos e passivos da empresa.

Além disso, os auditores terão embasamento para dar insights sobre clientes suspeitos ou possíveis acúmulos de despesas que podem comprometer a empresa.

Ferramentas para gerar o Aging List da sua empresa

Uma das ferramentas mais comuns para geração do Aging List são as planilhas eletrônicas. Elas tem a capacidade de apresentam os registros de todos os títulos e utilizam fórmulas para obtenção de resultados. Porém, essa prática pode se tornar muito complexa, pois exige, principalmente, um alto nível de conhecimento para geração do relatório. Além disso, há o problema de de não garantir a confiabilidade das informações apresentadas.

Um bom aliado para a geração do Aging List são os softwares ERPs, pois através destes é possível extrair os dados necessários em tempo real, além de permitir obter diferentes visões analíticas que favorecerão à gestão e aos auditores, de maneira prática e automática.

A Bluesoft oferece hoje um relatório dinâmico de Aging List através da sua ferramenta de BI, o Bluesoft Intellingence. Para conhecer mais sobre ele aqui.