Visando a constante melhoria do nosso produto, apresentamos a nova rotina de agrupamento e desmembramento de duplicatas do Bluesoft ERP.

Veja agora o que há de novo:

Nova duplicata e fatura

Antigamente, ao agrupar duplicatas o sistema alterava o valor de uma delas e cancelava as demais, e ao desmembrar reduzia o valor de uma delas e criava outras para as novas parcelas. Com a nova rotina o sistema irá criar uma nova duplicata do tipo “agrupamento” e a fatura apontará para todas as notas fiscais do agrupamento. Já para o desmembramento, a duplicata original será cancelada e serão criadas novas duplicatas que serão exibidas na fatura original.

Com isso, serão evitados problemas que ocorriam com frequência como perder a referência das duplicatas ao cancelar uma nota fiscal.

Agrupamentoagrupamento

Desmembramento

desmembramento

Juros, Multa e Desconto

Outro problema que era comum antigamente era que ao agrupar ou desmembrar duplicatas que possuíam juros ou descontos, era possível que em alguns casos o valor nominal da parcela ficasse menor do que o valor de desconto, por exemplo, ou que o valor de juros também ficasse incoerente.

Com base no fato de que ao agrupar ou desmembrar uma duplicata, normalmente existe uma nova negociação ou um novo valor de boleto, os juros e descontos das duplicatas originais serão perdidos e caso ainda hajam esses valores, os mesmos deverão ser adicionados diretamente nas duplicatas que foram criadas após o agrupamento ou desmembramento.
No caso do agrupamento, antes de gerar a nova duplicata o sistema exibe uma tela onde já é possível informar os valores de juros e desconto. Dessa forma, garantiremos maior consistência dos valores das parcelas geradas.

modal-agrupamento

Duplicatas vinculadas

No caso de duplicatas que possuem vínculos como duplicatas de abatimento, no caso do agrupamento, o vínculo será feito automaticamente com a nova duplicata gerada, porém caso o agrupamento seja desfeito o vínculo será perdido e será necessário vincular a duplicata manualmente. Já no caso do desmembramento, o vínculo também será perdido automaticamente ao quando as novas duplicatas forem geradas.

Rastreabilidade das movimentações

Na rotina antiga, um outro problema recorrente era que, após agrupar ou desmembrar uma mesma duplicata várias vezes, era impossível depois identificar quais eram as duplicatas que se referiam a uma determinada nota fiscal e os usuários muitas vezes precisavam recorrer ao nosso atendimento para que pudéssemos localizar todas as duplicatas.

Além disso, as ocorrências eram um pouco confusas e não deixavam claras as movimentações para o usuário.

Agora, o usuário poderá visualizar através da fatura todas as movimentações que foram feitas com as duplicatas, e as ocorrências também ficaram mais claras e objetivas.

Agrupamento:
fatura-agrup
Desmembramento:
fatura-desm
     

Desfazer a operação

Caso um usuário fizesse um agrupamento ou desmembramento erroneamente, era necessário fazer a operação inversa para desfazer a movimentação. Isto é, se o agrupamento foi gerado por engano, era necessário desmembrar a duplicata agrupada. Já se o desmembramento foi gerado de maneira errada, era necessário agrupar as duplicatas novamente. Porém esse tipo de operação contribuía para a perda de rastreabilidade, principalmente ao tentar cancelar uma nota fiscal.

Com a nova rotina, implementamos também a opção de “desagrupar” e “desfazer o desmembramento”, ou seja, agora será possível desfazer as operações realizadas e voltar ao estado original, sem perder a referência e as duplicatas originais.

Para desfazer um agrupamento basta cancelar a duplicata resultante do agrupamento que o sistema irá reativar as duplicatas de origem antes canceladas. Já o desmembramento poderá ser revertido com a opção na tela da fatura.

desfazer-desm

Mudanças no agrupamento/desmembramento em alguns tipos de duplicatas

Para garantir maior consistência das operações contábeis, foram feitas algumas modificações para o agrupamento de desmembramento de alguns tipos de duplicatas:

  • Duplicatas de Empréstimo

Quando, por algum motivo, o valor da parcela de um empréstimo a ser pago ou receber, for maior ou menor do que o valor original, o correto é utilizar a opção de editar o valor da parcela, pois dessa forma o sistema irá fazer os ajustes na contabilização, considerando também o Não Circulante e as alterações de juros. Se isso é feito através de agrupamento ou desmembramento esse controle não é feito na contabilidade, o que pode gerar diferenças nos saldos das contas.
Por conta disso, com a nova rotina não será mais permitido o agrupamento ou desmembramento de parcelas do tipo Empréstimo.

  • Duplicatas geradas a partir da Central de Tributos

As duplicatas geradas a partir de guias de recolhimento também sofreram mudanças para aumentar o controle pelos usuários.

Um problema que existia antes era que, muitas vezes uma duplicata de uma guia era desmembrada devido ao pagamento ser feito em mais de uma parcela, porém ao pagar a primeira parcela, a guia era marcada como paga.

Com a nova rotina, não será mais permitido agrupar duplicatas que possuam guias. Caso seja necessário incluir algum novo valor que foi originado de alguma outra guia, o correto será cancelar a duplicata e gerar uma nova guia no valor total deseja. Já o desmembramento será permitido, porém a guia também será desmembrada. O desmembramento da guia será feito automaticamente.

Disponível a partir da versão r133