Com a alta competitividade do mercado, o preço de venda de um produto é um fator relevante, quando se quer alcançar a um determinado tipo de público, ou simplesmente fazer com que ele seja comprado por todos.

Muitos dizem que o preço de um produto consegue demonstrar, antes dele ser comprado,  se ele possui qualidade, durabilidade e confiança. Só que para os clientes isso já não é o bastante. Com tantos concorrentes no mercado hoje em dia é extremamente importante ter um preço competitivo. 

Aquela velha formulinha Preço = Custo + Lucro ficou no passado. Os consumidores não compram um produto para “pagar”os custos da empresa, eles compram para satisfazer suas necessidades e desejos. Infelizmente, para os varejistas, os clientes primeiro vêem se o preço cobrado está dentro do estipulado pelo mercado para depois ver as especificações do produto e marca.

Preço de Venda

Dito isso, mais do que gerenciar sua empresa, você também precisará fazer um estudo dos seus clientes, concorrentes, trabalhar com promoções e melhorar divulgação dos produtos.

Confira abaixo algumas Dicas para melhorar seu Preço de Venda:

  • Valor: Muitas vezes o valor está alto ou defasado em relação ao produtos concorrentes, neste caso é bom analisar para redefinir o preço.
  • Exposição: Em muitos casos a exposição do produto ajuda a venda, sem fazer muito esforço, e sempre bom destacar produtos que traz fluxo de consumidores.
  • Mix: Ter produtos concorrentes da mesma categoria, ajuda a ter um fluxo maior de consumidores.

Uma pesquisa feita em 2014 pela CVA Solutions: Como o consumidor avalia as redes considerando Custo x Benefício

  • 64% dos consumidores fazem avaliação do custo: preço, promoções e forma de pagamento.
  • 36% dos consumidores fazem avaliação do benefício: fila, atendimento, qualidade, variedade, etc.

O empresário precisa compreender que estipular o preço de venda é muito mais do que olhar só para seus custos, limites financeiros e operacionais, é preciso conhecer melhor os clientes, concorrentes e também o mercado.

Essa gestão pode ser feita através do BluesoftERP, que conta com uma ferramenta de controle de estoques, preços e de ofertas.