Cada vez mais a contabilidade vem sendo tratada nas organizações com grande importância em seus processos, sejam eles produtivos, administrativos e gerenciais.

A utilização de softwares de gestão também vem contribuindo muito para que os processos fiquem mais detalhados, pois a partir das informações extraídas destes softwares, muitos gerentes e executivos tomam base para a tomada de decisões nos negócios.

Contabilidade

Por isso, você possuir conhecimento contábil será muito bem visto nas empresas, você terá critérios no momento de inserir registros, pois saberá que ele será refletido quase imediatamente na contabilidade e no setor fiscal da empresa.

 

 

Um exemplo prático, é a emissão da Notas Fiscais Eletrônicas, que é feita on-line e em segundos, o que dependerá que você saiba sobre contabilidade para identificar possíveis erros de tributação e dados incorretos na Nota Fiscal, como CFOP, Série, cadastro da pessoa etc.

Outro exemplo, este relacionado quase sempre com a área financeira, são quanto aos lançamentos do contas a pagar e receber, onde na maioria deles são realizados por Notas Fiscais, devendo saber classificar corretamente esses registros, pois muitos softwares tomam como base como o lançamento é feito para realizar os créditos dos impostos, rateio com centros de resultados e principalmente na retenção de impostos, onde muitas empresas sofrem penalizações pelo não cumprimento da legislação.

Algumas dicas para você se questionar antes de realizar registros em softwares de gestão:

– Essa despesa possui documento contábil hábil? De grande importância, pois dependendo do documento a contabilidade não poderá utilizar a despesa como dedução para alguns  impostos.

– Qual o tipo deste registro: prestação de serviço, compra de mercadorias, insumos, para consumo interno etc?

– Sabendo o tipo de registro poderá saber qual a incidência dos impostos (ISS, ICMS e as famosas retenções.

– Esse registro terei crédito do impostos (ICMS, PIS, COFINS etc)

– Esse serviço tomado é de pessoa física ou jurídica, quais impostos são retidos.

– Esse documento, lanço como Nota Fiscal para compor os Livros Fiscais, ou apenas como despesa

Saber Contabilidade

Questione seu contador ou os responsáveis da área contábil, saiba mais sobre as operações e os registros que elas geram, saber de toda a cadeia de registros lhe no futuro facilitará o seu trabalho.

Há muitos pontos, nos quais, mesmo você não sendo o contador da empresa, mas que fará os registros precisa fica atento, por isso saber sobre contabilidade lhe dará grande crédito, você ajudará a sua empresa a manter os registros corretos, este serão enviados para a contabilidade para conferência e no final serão enviados para o governo em forma de escriturações Fiscais, a mais conhecida e comentados hoje: SPED, além de deixar os dados íntegros no software para geração de relatórios onde serão usados pelos gestores.

Por isso fica essa dica caso você enxergue a contabilidade apenas como uma cumpridora de obrigações ao governo, você pode se beneficiar dela no seu crescimento profissional e se destacar em sua empresa.

Renan Ferreira

Analista de Negócios – Tributário