A cada dia o consumidor se torna mais informado sobre os produtos, preços, concorrentes, etc. Basta um smartphone em mãos para um consumidor entrar na loja, consultar o preço de um produto, pesquisar o preço na internet e sair da loja sem comprar nada.

Nesta guerra onde o preço parece ser o grande ponto de conquista dos clientes,  o varejista precisa cada vez mais melhorar a experiência de compra e assim fidelizar o cliente. É necessário fazer diversas análises, como o quê o atrai para a loja, qual o perfil deste consumidor, que experiências ele espera ter, o que o convenceria de ser um cliente fiel, como ser o Top of Mind dele, entre outras diversas informações.

É importante ter em mente que estratégias de fidelização são um investimento que fará sua empresa se destacar no mercado. Mais que clientes satisfeitos você deve visar clientes fiéis, que retornam, movimentam seu caixa, e te recomendam. Mas como torná-los clientes fieis? Para responder essa pergunta, reunimos algumas dicas que irão lhe ajudar. Confira!

Conheça seu cliente

Faça pesquisas para conhecer as preferências dos seus clientes, entenda o seu perfil do consumidor e crie um plano de ação para estreitar este relacionamento.

 

Avalie a localização da sua loja

Avalie os possíveis concorrentes, o público que irá frequentar a loja e a classe social da região, isto irá te ajudar a determinar com quais produtos, marcas e preços trabalhar.

 

Variedade de produtos

Não tem nada mais satisfatório para um cliente do que chegar na loja e encontrar o produto que ele queria, da marca que ele queria, isto com certeza o fará retornar na próxima compra.

 

Identifique o seu melhor produto

Qual é o produto que mais vende na sua loja? Provavelmente este é o produto que mais deve se destacar entre os concorrentes, tanto pela qualidade quanto pelo preço. É ele o que vai atrair seu cliente à loja. Saiba usar isso.

 

Variadas formas de pagamentos

Facilitar as formas de pagamento fará com que o seu cliente escolha a sua loja ao invés de um concorrente com formas de pagamentos mais limitadas, porém vale ressaltar a importância de pesquisar sobre as inadimplências (cheques por exemplo), taxas, ou outras formas de pagamento.

 

Aprimore seu atendimento todos os dias

Conhecendo o comportamento do seu cliente, o próximo passo é saber como ele gosta de ser atendido, entenda qual a percepção de valor que ele possui, isso só será possível através de uma pesquisa de comportamento individual dos seus clientes. O tempo investido nesta pesquisa trará ótimos resultados para a sua loja, pois vai te ajudar a determinar os plano de ações para ter uma excelência no atendimento com um grande número de clientes fiéis.

 

Ofereça um pouco mais

Ofereça colaboradores ágeis no caixa para passar as compras, serviço de empacotadores, serviço de entrega, estacionamento, tudo isso é importante para a experiência de compra dos consumidores, pois percebem com mais sensibilidade as coisas que são diferentes de outras lojas.

 

Visite a sua loja

Ande pelos corredores, analise o comportamento dos consumidores, o que estão comprando, se estão com dificuldades de encontrar os preços de algum produto ou se estão tendo opções diferentes de compra de um mesmo produto. Estas análises irão te ajudar a desenhar o layout de gôndolas e a melhorar as operações da gestão de piso da sua loja.

 

Divulgue nas redes sociais

Como dizem, a propaganda é a alma do negócio! Direcione a propaganda dos seus produtos, crie e divulgue promoções, as redes sociais são ferramentas poderosas para a comunicação direta com o consumidor final.

 

Todas as dicas, em conjunto, são fundamentais para conhecer o perfil de compra dos consumidores e garantir bons resultados nas vendas.

Também é importante se colocar no lugar do consumidor, visitar pessoalmente os concorrentes e ser exigente quanto à qualidade do atendimento e também dos produtos que são oferecidos. Pensar nas necessidades do consumidor irá te ajudar a melhorar os processos da sua loja e garantir clientes fiéis e satisfeitos.

 

Está interessado em implantar o Bluesoft ERP na sua empresa? Entre em contato com nossa equipe comercial e descubra como podemos ajudá-lo.

Ricardo Machado

Analista de Negócios – Vendas