Devido o constante crescimento das vendas e do forte apoio ao crédito à pessoa física dada pelos Bancos, é também cada vez mais comum o uso de Cartões de Crédito como forma de pagamento. Com isso, torna-se cada vez maior o trabalho na conferência de extratos e também na identificação de divergências. Para resolver problemas como esse, considere utilizar o EDI de Cartões.

Mas o que é um EDI de Cartão?

EDI (Electronic Data Interchange) é um arquivo eletrônico que permite a troca de informação entre empresas e seus parceiros, tais como as operadoras de crédito, através da rede, automatizando assim os processos tradicionais de conferência de valores, taxas, antecipações, cancelamentos, entre outros.

Conheça alguns problemas do seu dia-a-dia e veja como o  EDI de Cartões pode te ajudar.

Conciliação Automática das Vendas:

  • Problema: Para fazer a conferência manual, os funcionários precisam confrontar cada um dos relatórios de pagamentos das operadoras com seus extratos de várias contas bancárias, obtendo apenas informações fragmentadas e após um trabalho árduo e repetitivo, além de dispor de muito tempo e mão-de-obra.
  • Solução: Com o uso do EDI de Cartões e um sistema ERP, a conciliação pode ser feita de forma automática com os extratos das operadoras e com todas as informações centralizadas em um único lugar.

Controle das taxas aplicadas pelas operadoras:

  • Problema: Um problema muito comum é que, no momento do pagamento, as operadoras acabam aplicando taxas diferentes do valor contratado, o que pode gerar perdas financeiras.
  • Solução: Através do EDI de Cartões, essas divergências podem ser identificadas rapidamente, permitindo ao setor financeiro analisar o problema para resolvê-lo com as operadoras de imediato.

Identificação de cobrança indevida de despesas:

  • Problema: Outro problema comum são as perdas financeiras decorrentes de inconsistências no pagamento das operadoras, aplicações indevidas no custo do aluguel de POS, transações não reconhecidas pelas operadoras, entre outros.
  • Solução: Com a conciliação automática de cartões através do EDI de Cartões é possível evitar tais perdas, pois os problemas podem ser identificados assim que os extratos são recebidos, permitindo analisá-los rapidamente, o que seria uma difícil missão de se identificar manualmente.

Controle de Antecipações:

  • Problema: Ao fazer antecipação de cartões, torna-se difícil para o setor financeiro controlar manualmente as taxas de desconto que foram aplicadas sobre o valor nominal do cartão, assim como as alterações em relação a data em que o valor foi depositado na conta bancária e a data da baixa do cartão no sistema, uma vez que depois de antecipado o valor de uma venda, este não constará mais na conta corrente.
  • Solução: Com o EDI de Cartões, é possível reduzir o tempo gasto nas conciliações de antecipação, além de reduzir a dificuldade em relação a diferenças de taxas, datas e valores. Além disso, o controle correto das antecipações permite ter informações reais de recebimentos e projeções financeiras, que terão grande importância no controle do fluxo de caixa.

Controle de Chargebacks:

  • Problema: Chargebacks são cancelamentos ocorridos devido a fraudes ou qualquer outro tipo de situação em que o cliente não reconheça a compra realizada. Esse tipo de cancelamento exige grande cuidado e controle em relação aos valores a serem reembolsados e também às perdas.
  • Solução: O uso do EDI pode fornecer uma apuração exata, permitindo maiores análises diante do problema para melhores tomadas de decisão.

Portanto, podemos notar que o uso do EDI de Cartões reduz consideravelmente o tempo gasto em conferências manuais, além de reduzir as perdas financeiras decorrentes de quaisquer tipo de divergências por parte das operadoras.

O Bluesoft ERP possui hoje toda a estrutura necessária para efetuar a conciliação automática dos arquivos de cartões através do EDI. Para mais informações, clique aqui.