Que tal saber quanto cada área da sua empresa está gastando e lucrando mensalmente? Saiba como obter essas informações através dos Centros de Resultado.

O que são Centros de Resultados?

Assim como uma empresa pode ser divida em departamentos ou setores, a gestão financeira também pode ser dividida de modo que facilite identificar onde os recursos financeiros estão sendo gastos ou gerando lucro.

Infelizmente, muitas empresas ainda segmentam as áreas ou como geradora de Receitas ou de Despesas criando uma falsa análise de dados, pois existem segmentos da empresa que são responsáveis por ambas e portanto deve ser vista como geradora de Resultados.

É neste ponto que os Centros de Resultado trabalha. É identificando o que cada área ou projeto produz dentro do todo, dentro dos objetivos da Empresa. Com isso, o gestor consegue enxergar o que cada tarefa rende, e assim tomar melhores decisões de produção.

Como o uso dos Centros de Resultado podem ajudar na minha gestão financeira?

Quanto maior o nível de detalhamento do seu plano de contas, mais detalhadas serão as informações obtidas, por exemplo. É possível ter um centro de resultado genérico chamado “Compras” e “Vendas” que poderão te dar a informação de quanto foi gasto e quanto a empresa lucrou no mês, porém essas informações podem ficar ainda mais detalhadas se você tiver subgrupos como Compras de Materiais para Escritório, Compras de itens de higiene, Receita com vendas da padaria, receita com vendas de frutas, entre outros.

Centros de Resultados

Além disso, também é possível utilizar o rateio por centros de resultado para ter um controle mais real de seus lucros e gastos. Como por exemplo: em uma loja de supermercado você pode ter uma conta de energia elétrica unificada, porém o gasto no setor de padaria pode ser maior do que no escritório, dessa forma, é possível ratear o valor total da conta definindo, por exemplo, 60% do valor para a padaria e 40% para o escritório, assim, será possível ao final de um período saber qual foi o total de consumo exato de cada setor.

Com base em informações como essa, é possível aprimorar as tomadas de decisões da sua empresa, tais como: definir limites máximos para gastos por setor, e assim controlar melhor as finanças evitando gastos desnecessários, também é possível ter controle de quais setores da sua empresa estão obtendo maiores lucros ou prejuízos, assim podemos saber qual é o melhor momento de fazer investimentos para otimizar lucros ou avaliar ações corretivas a serem tomadas para setores que estejam gerando prejuízos.

O uso dos Centros de Resultado também pode fornecer aos gestores diversos tipos de relatórios com informações analíticas que permitam ter uma visão como um todo da atual situação financeira da empresa, sobre como os recursos estão sendo gastos e fazer planejamentos a partir dessas informações.

O que é necessário para utilizar os Centros de Resultado?

Plano de Contas

  • O primeiro passo para começar a utilizar os Centros de Resultado como ferramenta de gestão da sua empresa é criar um plano de contas adequado. Para isso, é importante conhecer bem a maneira como a empresa é subdividida e qual o nível de detalhamento que você deseja obter a partir dos Centros de Resultado. Também é importante não confundir o plano de contas de centros de resultados com o plano de contas contábil. Uma dica para auxiliar o detalhamento do plano de contas é pensar “onde” os recursos estão sendo gastos ou aplicados, e não em “o que”.

Registros de todas as movimentações

  • Para obtermos informações mais realistas e mais precisas, é importante atribuir um centro de resultado para todo tipo de movimentação financeira realizada na empresa, levando em consideração também o rateio, caso seja necessário.

Possuir um software de gestão

  • Um ERP é a melhor ferramenta para otimizar os registros das operações descritas anteriormente, além de permitir que todo esse processo seja feito de maneira integrada e automática, também facilita os casos em que o rateio se torna necessário. O ERP contribui para que os gestores possam ter acesso a todas as informações de maneira centralizada, sem a necessidade de acessar diversas planilhas, por exemplo.

O Bluesoft ERP possui hoje os recursos necessários para o cadastro de seus planos de contas, bem como o registro de centros de resultados em suas operações financeiras. Para mais informações sobre o funcionamento dos Centros de Resultado no Bluesoft ERP, clique aqui.

Ter uma ferramenta para análise de informações

  • A melhor maneira de analisar os resultados obtidos com os centros de resultados é através de relatórios que permitam ver os dados de maneira dinâmica e integrada, permitindo obter informações complexas que poderão auxiliar na tomada de decisão.

A Bluesoft oferece hoje o Bluesoft Intellingence, que disponibiliza aos seus clientes as melhores ferramentas para análises de business intellingece de forma rápida e fácil.

Com os Centros de Resultados, você pode fazer uma previsão financeira mais acertiva da sua empresa e dar mais liberdade para as áreas e projetos investirem o dinheiro da forma que acharem melhor. Além disso, com base nos dados analisados, você pode definir metas de resultados e ter mais controle de suas finanças.

Gleycielle Souza

Analista de Negócios – Financeiro