supermercadoO dia 12 de novembro foi instituído como Dia Nacional do Supermercado ou Dia do Supermercadista porque justamente nesta data, em 1968, a Lei 7.208 definiu e regulamentou a atividade supermercadista no País. Nesse mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e de lá para cá, a data passou a ser motivo de confraternização, homenagens a parceiros comerciais e de ainda mais negócios para o setor.

 

A Bluesoft parabeniza todos os Supermercados Associados pela passagem do Dia Nacional do Supermercado, neste 12 de novembro, momento em que reafirma seu compromisso de trabalhar pelo crescimento econômico e institucional do setor supermercadista.

Sobre o assunto, aproveitamos o momento para entrevistar Luiz Faias, sócio-fundador do Supermercado Pedreira. Luiz disse que o Dia do Supermercado é mais uma formalidade do que uma celebração, mas que é muito válido ter um dia para valorizar e gratificar os profissionais da área. “Estou neste ramo à 30 anos, atendo mais de 8000 pessoas por dia e sei o quanto o supermercado está presente na vida da população. Hoje (12/11) é o dia escolhido para valorizar e gratificar nossa atividade e pensar na missão de todo supermercadista.

 

Dados do setor

 

2013
Em 2013 os supermercados brasileiros tiveram faturamento de R$ 272,2 bilhões, o que representou um crescimento real de 5,5% na comparação com 2012. Com isso o setor atingiu uma participação de 5,6% no Produto Interno Bruto (PIB).

2014
Para este ano o setor supermercadista prevê um crescimento de vendas de 1,9%, devido ao baixo crescimento da economia e pela alta da inflação. Para o próximo ano, contudo, o otimismo segue em baixa. Apesar de uma expectativa superior, o Índice Nacional de Vendas deve ter um aumento de 2,5% ficando abaixo da prevista inicialmente para este ano, de 3%.

O Estado de São Paulo fatura R$ 79,9 bilhões (o equivalente a 31% do montante do País), o que representa 1,7% do PIB gerando 506 mil empregos e sendo responsável pelo abastecimento de 85% da população brasileira.