A SEFAZ está melhorando a validação na emissão de nota fiscal eletrônica, colocando disponível em homologação e produção a versão 3.10 da NF-e.

A versão 2.0 ficará disponível até março de 2015, sendo assim o Bluesoft ERP já está emitindo e recebendo as notas fiscais na versão 3.10.

 

Confira as 5 principais mudanças no layout.

NF-e X NFC-e

Os layouts das versões 2.0 da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e 3.0 da Nota Fiscal eletrônica para Consumidor Final (NFC-e) foram compatibilizados. Essa mudança minimiza o impacto para os que apenas emitem NF-e, além de reduzir custos de implementação para os que processam ambos os modelos de documentos.

Autorização síncrona ou compactada

Essa alteração reduzirá o tempo total de processamento e uso do canal de Internet.

Autorização de download do XML

O contribuinte poderá informar até dez usuários (CPF ou CNPJ) que terão acesso à NF-e pelos vários meios liberados pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), o que pode trazer mais segurança ao procedimento,

Revisão de processos

A emissão de NF-e de devolução deverá ser revisada no caso dos contribuintes que devolvem, em uma mesma NF-e, itens recebidos em mais de um documento de origem. Neste caso, somente um documento de origem poderá ser referenciado por NF-e.

Outro processo que será revisto impacta os contribuintes que realizam operações de comércio exterior: “novas informações estão sendo solicitadas no XML e deverão ser previstas nos sistemas de gestão”.

Validação do capítulo da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) – os dois primeiros dígitos – declarada nos produtos

A revisão do cadastro de produtos deve ser iniciada imediatamente, ou as empresas terão sérios problemas para a emissão das notas.

Fonte: SEFAZ