Agora no sistema Bluesoft é possível informar os meses de vigência de uma despesa ou receita. Despesas como IPVA, IPTU, seguros, etc., são válidas por um certo período. O IPVA, por exemplo, é válido por 12 meses. Para a contabilidade, tal despesa não ocorre de uma só vez no pagamento da duplicata e sim ao longo do período em que ela é válida. Desta forma, ao invés de contabilizar todo o valor diretamente na despesa, o sistema irá utilizar uma conta contábil de apropriação e dilui-lá ao longo da vigência.

Apropriar: Significa levar determinados valores ao resultado de um determinado período de apuração, segundo o regime de competência, valores esses que deverão ser previamente provisionados.

Provisões: São expectativas de obrigações ou de perdas de ativos resultantes da aplicação do princípio contábil da Prudência. São efetuadas com o objetivo de apropriar no resultado de um período de apuração, segundo o regime de competência, custos ou despesas que provável ou certamente ocorrerão no futuro.
Como exemplo temos; férias, 13º salário, depreciações, seguros contratados, assinaturas de jornais e revistas, receitas antecipadas dentre outras.

O Art. 13, da Lei 9.249/95, determina que para efeito de apuração do lucro real e da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido, são vedadas as seguintes deduções, independentemente do diposto no art. 47 da Lei n˚ 4.506, de 30 de novembro de 1964.

Em Financeiro/ Contrato Financeiro

No contrato financeiro foi incluído a opção Meses de Vigênciaao informar uma vigência maior que 1 será exibido a opção para informar a Conta contábil de apropriação, conforme imagens abaixo.

Em Fiscal/ Central de Tributos

Na inclusão da GARE de IPVA foi incluído a Data de Emissão do IPVA, conforme imagem abaixo.

Abaixo um exemplo de lançamento de IPVA.

Lançamento de IPVA

  • Débito: IPVA a Apropriar (Ativo)
  • Crédito: IPVA a Pagar (Passivo)
Pagamento de IPVA
  • Débito: IPVA a Pagar (Passivo)
  • Crédito: Bancos (Ativo)
Apropriação de IPVA (Mês a Mês – 12x)
  • Débito: Despesas com IPVA (Despesa)
  • Crédito: IPVA a Apropriar (Ativo)
Abaixo um exemplo do esquema contábil do lançamento do IPVA.

Release R62

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a nossa equipe de suporte.