Na tela de cadastro do Patrimônio foram incluídas as opções, para informar se o bem é Tangível ou Intangível, e a Conta Contábil de Amortização ou Depreciação.

Agora no Sistema Bluesoft, a depreciação ou amortização do bem de Patrimônio, terá uma conta contábil padrão, conta contábil de Amortização ou Depreciação que deverá ser mapeada nos mapas contábeis.

Cadastros/ Patrimônio

Bens Fixos ou Imobilizados: (representam os bens duráveis, com vida útil superior a 1 ano): imóveis, veículos, máquinas, instalações, equipamentos, móveis e utensílios.

Bens Intangíveis: Não possuem existência física, porém, representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos sociais, como marcas e patentes, fórmulas ou processos de fabricação, direitos autorais, autorizações ou concessões, ponto comercial e fundo de comércio.

Depreciação Acumulada: Representa o desgaste de bens físicos registrados no ativo permanente, pelo uso, por causas naturais ou por obsolescência.

Amortização: Representa a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente, é a perda de valor de capital aplicado na aquisição de direitos de propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros, com existência ou exercício de duração limitada.

No cadastro do Patrimônio foi incluído a opção para informar se o mesmo é Intangível ou não, conforme imagem abaixo.

 

Ao informar que o patrimônio não é intangível, o sistema mostrará a conta contábil padrão de depreciação, Depreciação Acumulada, conforme imagem abaixo.

Ao informar que o patrimônio é intangível, o sistema mostrará a conta contábil padrão de amortização, Amortização Acumulada, conforme imagem abaixo.

Na Contabilidade ao gerar uma depreciação de um ativo, no livro diário serão feitos os seguintes lançamentos:

  • Débito: Despesa com Depreciação de Patrimônio (Despesa)
  • Crédito: Depreciação Acumulada (Ativo)

Release R57

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a nossa equipe de suporte.