No recebimento de mercadorias o usuário informava os valores dos itens da nota fiscal por unidade. Alguns itens possuem mais de 2 casas decimais, outras vezes a divisão do total pela quantidade resulta em uma dízima periódica. Essas situações causavam problemas no arredondamento dos valores e era  necessário fazer ajustes na escrita fiscal.

A nova versão do Recebimento de Mercadorias exige que o usuário lance os valores em totais conforme consta no XML da NF-e, e conforme é impresso no DANFE. Dessa forma não haverá mais problemas de arredondamento, e a qualidade da Escrita Fiscal melhorará muito.

Veja um exemplo de como lançar uma nota fiscal através da DANFE na nova versão do Recebimento de Mercadorias:

A DANFE abaixo representa um compra de 30 caixas de Azeitonas a um custo de R$ 36,90, o valor total do item será então de R$ 1.170,00.

Antes o usuário tinha que informar o custo unitário em todos os campos que estão destacados, conforme imagem abaixo:

Na nova tela o usuário deverá informar os valores totais dos itens.

Também foram alterados os nomes dos campos:

  • De “custo emb.” para custo bruto;
  • De “custo unit.” para custo bruto total.
  • Todos os campos de valores agora serão preenchidos com o valor total do item, com exceção da Base ICMR UN e Base ICMR CX pois esses dois campos são calculados por valor unitário conforme a tabela do governo.

 

  • É possível visualizar os dados do pedido em unidades (como já acontecia antes) ou em totais, para facilitar a comparação com os valores da Nota Fiscal.

 

Na versão antiga permitíamos que o usuário fechasse a nota fiscal mesmo com diferenças entre o valor total e a soma dos valores dos itens (havia uma tolerância de centavos que era configurada nos parâmetros comerciais). Na nova versão essa tolerância será ignorada, pois não será mais permitido lançar notas fiscais com diferenças entre a soma dos itens e os totais.

A regra de lançamento por totais também é aplicada para as telas de Item não pedido , Preview da Nota Fiscal e Divergência de Valores.