Agora no sistema Bluesoft é possível lançar notas fiscais da entrada de Locação de Bens Móveis. Veja nos exemplos abaixo como realizar a operação:

1. Passo – Cadastro do produto de patrimônio:

Para efetuar o lançamento da nota fiscal de Locação de Bens Móveis, é necessário cadastrar os produtos no sistema. Estes produtos deverão ser cadastrados como bens de patrimônio, porém de terceiros, visto que não são produtos para comercialização e não pertencem a loja.

2. Passo – Lançamento da Nota Fiscal de Locação de Bens Móveis:

O prestador de serviço emitirá uma nota fiscal de Locação de Bens Móveis, contendo os equipamentos. Esta nota fiscal deverá ser lançada no sistema através do módulo de Recebimento de Mercadorias. Veja o exemplo a seguir:

Para este lançamento não será necessário selecionar um pedido de compra, visto que o produto não é para comercialização. No entanto, após a tela de conhecimento de transporte, o sistema exibirá uma nova tela, onde serão selecionados os produtos de patrimônio, cadastrados anteriormente. Veja o exemplo a seguir:

 

Após selecionar o produto de patrimônio, informe a quantidade e o custo do produto. Em seguida clique no botão Salvar. Caso seja necessário incluir um novo item, clique no botão Novo Item. Veja a seguir um exemplo de lançamento:

Após efetuar o lançamento dos produtos, e prosseguir, o sistema exibirá a tela de totalização, mantendo a funcionalidade atual.

Para este tipo de operação não é permitido emitir nota fiscal de devolução.

Após a tela de romaneio, o sistema exibirá uma tela para preenchimento do número de série do item de patrimônio, no entanto a série é opcional. Veja a seguir:

Em seguida clique em prosseguir para concluir o operação.

Neste lançamento será gerada apenas informações de estoque de terceiros e escrita fiscal.

3. Passo – Emissão da Nota Fiscal de Retorno de Locação de Bens Móveis:

O destinatário (Loja) deverá emitir uma nota fiscal de Retorno de Locação de Bens Móveis. Esta operação será realizada através do menu Operação > Notas Fiscais > Notas Fiscais de Devolução > Retorno de Locação de Bens Móveis.  Veja exemplo a seguir:

Após selecionar a loja, no combo de fornecedores, serão exibidos apenas os fornecedores que possuem notas fiscais de locação de bens móveis. Em seguida, selecione os itens desejados para emissão da nota fiscal de retorno. Ao clicar no botão Prosseguir para o Faturamento, o sistema exibirá a tela de faturamento, para emissão da nota fiscal.

Neste lançamento, o sistema movimentará o estoque de terceiros, além de gerar a escrita fiscal.

Para emitir a nota fiscal de Retorno de locação bens e móveis é necessário possuir a permissão 1533 (Retorno de locação de bens móveis).