Agora no sistema Bluesoft é possível exportar o SPED PIS/COFINS no formato Matriz e Filial. Esta opção deve ser utilizada pelas empresas que possuem o formato Matriz e Filial, conforme legislação a seguir:

O arquivo digital de escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da COFINS será gerado de forma centralizada pelo estabelecimento matriz da pessoa jurídica, em função do disposto no art. 15, da Lei no 9.779, de 19 de janeiro de 1999, e submetido ao programa disponibilizado para validação de conteúdo, assinatura digital, transmissão e visualização.

Fonte: Guia Prático EFD-PIS/COFINS – Versão 1.0.3 pág. 6

Para utilizar a opção matriz e filial, no cadastro da loja deverá ser parametrizado qual será a matriz como imagem abaixo:

 

Na Tela da Exportação o usuário terá opção de gerar o arquivo matriz e filial conforme imagem abaixo:

Conforme imagem acima, o usuário poderá optar por não gerar o arquivo para as filiais. Neste caso, basta apenas desmarcá-las, que o sistema exportará apenas as informações da matriz.

Quando a exportação do SPED Fiscal PIS e COFINS referir-se ao formato matriz e filial, nesta primeira versão não serão geradas as informações de apuração, referentes ao Bloco M. Neste primeiro momento estas informações deverão ser geradas pelo próprio PVA (Programa Validador e Assinador do SPED).