Conforme comentado em Mercadorias de Terceiros para Armazenagem em Loja de operação logística, nesta versão do sistema, seria disponibilizado o módulo para emissão da nota fiscal de retorno de mercadorias armazenadas, da loja de operação logística para a loja de origem da mercadoria. Veja a seguir os próximos passos para concluir esta operação:

Primeiro passo – Emissão da nota fiscal de retorno de mercadoria armazenada pelo operador logístico

Uma vez solicitado pela loja de origem, o retorno de um determinado produto enviado para armazenagem, a loja de operação logística deverá emitir uma nota de retorno de mercadoria armazenada. Nesta operação, o sistema baixará o estoque de terceiro do produto, na loja de operação logística, da loja solicitante (origem).

O módulo para emissão desta nota fiscal de retorno, pode ser acessado através do menu Comercial> Logística> Distribuição Forçada> Distribuição Forçada de Operador Logístico. Veja o exemplo a seguir:

 

 

 

Após selecionar a loja de operação logística e a loja de destino, clique no botão prosseguir para selecionar os itens a serem enviados para a loja. Veja a seguir:

 

 

 

Após selecionar os itens e informar as quantidades dos produtos, clique no botão Prosseguir para o Faturamento, para emitir a nota de retorno. Veja a seguir:

 

Clique em Faturar nota fiscal para concluir esta operação.

 

Observação: Ao emitir a nota fiscal de retorno, o sistema deve informar o número da nota fiscal de origem para cada produto, devido a exigências legais.

Para referenciar a nota de origem automaticamente, o sistema utiliza a abordagem PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai), dando saída nos itens na mesma ordem em que foram recebidos.

Segundo passo – Entrada da nota fiscal de retorno de armazenagem na loja

Neste próximo passo, a loja dará entrada na nota fiscal de retorno de mercadoria armazenada emitida pela loja de operação logística. Nesta operação, o sistema baixará o estoque em terceiro da loja,  do produto em questão, na loja de operação logística.

O módulo para recebimento da nota fiscal de retorno de mercadoria armazenada pode ser acessado através do menu Operação> Logística> Retorno de Armazenagem em Terceiros. Veja a seguir:

 

Após preencher os dados, clique no botão Prosseguir. Na próxima tela será exibida a nota fiscal emitida pela loja de operação logística. Veja a seguir:

 

Clique em Confirmar nota fiscal para concluir esta operação.

Com isso conclui-se o processo da operação de armazenagem em loja de operação logística.

Para acessar o menu para emissão da nota fiscal de retorno de mercadoria armazenada, deve-se ter a permissão 1525 (Distribuição Forçada de Operador Logístico), e para o módulo de entrada de retorno de mercadoria armazenada em terceiro, deve-se ter a permissão 1442 (Retorno de Mercadorias Armazenadas em Terceiros).

Nos casos em que o operador logístico não for uma loja, ou seja, for uma empresa terceira que presta serviços para a loja, o sistema continuará atendendo como já fazia, utilizando apenas as notas emitidas pela própria loja (remessa) para controlar as entradas e saídas.