Com intuito de atender todas as obrigações tributárias legais do Estado de São Paulo, foi inserido no sistema Bluesoft um módulo para geração da GIA Eletrônica, que pode ser acessado através do menu Contábil> Escrituração Fiscal> Exportação> Exportação GIA Fiscal. Veja a tela a seguir:

 

 

Após selecionar a loja e a competência, clique no botão Gerar GIA. Após a geração será exibido um link para fazer o Download do arquivo. Veja a seguir:

 

Em seguida faça o Download do arquivo e efetue a importação no validador da GIA.

 

O que é a GIA eletrônica?

De acordo com a PORTARIA CAT Nº 92, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1998 ANEXO IV Anexo IV acrescido pela Portaria CAT nº 46/00, efeitos a partir de 1º/7/00, a GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) é o instrumento por meio do qual o contribuinte inscrito no Cadastro de Contribuintes do ICMS e obrigado à escrituração de livros fiscais deve declarar, no prazo referido no artigo 20, as seguintes informações econômico-fiscais, segundo o regime de apuração do imposto a que estiver submetido ou conforme as operações ou prestações realizadas no período:

  1. Os valores das operações e prestações realizadas, separadas por Código Fiscal de Operações ou Prestações – CFOP;
  2. O valor do imposto a recolher ou o saldo credor a ser transportado para período seguinte;
  3. O valor do imposto retido e demais informações, relativamente às operações e prestações sujeitas ao regime de substituição tributária, no que se refere a sujeito passivo por substituição com retenção antecipada do imposto;
  4. As informações relativas às saídas de produtos industrializados de origem nacional com destino aos Municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo;
  5. Os valores relativos às operações ou prestações realizadas por unidade da federação.
  6. Os dados necessários à apuração dos índices de participação dos municípios paulistas no produto da arrecadação do ICMS – DIPAM “B”.

 

Para maiores informações entre em contato com contabilidade de sua empresa.

 

Para ter acesso ao módulo de geração da GIA é necessário ter a permissão 1524 (Gerar Arquivos da GIA Fiscal).