A Bluesoft é pioneira em Sistema de Gestão Integrados para o Varejo na Nuvem, estamos no ar há mais de 13 anos e temos profissionais com mais de 30 anos de experiência no Varejo.

Veja 20 formas de melhorar a gestão de sua Rede Varejista, e como a Bluesoft pode te ajudar.

1. Reduzir Drasticamente a Ruptura e Estoque Virtual

Você sabia que o Índice de Ruptura dos Supermercados é maior que 10%? E que o de Estoque Virtual é quase 6%? Numa situação assim, muitas vendas são perdidas, e, por isso, ter um sistema de gestão integrado feito para o varejo é essencial para você implantar processos que diminuam ambos a ruptura e o estoque virtual.

O Bluesoft ERP oferece um módulo completo de Prevenção de Perdas, com o qual você poderá fazer auditoria de presença dos itens na área de venda de suas lojas através de dispositivos móveis, reduzindo assim a ruptura de presença (o produto está no estoque, mas não está na loja), e corrigindo o estoque virtual (o produto consta no estoque do sistema, mas não está mais no estoque físico).

Com o estoque sempre correto e com nossa sugestão de compra com base da demanda de venda, sua equipe de compras fará um trabalho ainda mais eficiente não deixando mercadorias faltarem e reduzindo assim drasticamente a ruptura de estoque (a venda não acontece porque não há estoque disponível).

Dashboard de Análise Ruptura Anual
Dashboard de Análise Ruptura Anual

2. Comprar melhor e gerir fornecedores

Comprar e Vender é o que faz o coração do varejo bater. É por isso que ao longo de todos esses anos nosso pedido de compra nunca parou de evoluir. Oferecemos para o comprador um painel completo com todas as informações necessárias para a melhor tomada de decisão, desde a sugestão de quantidade e mix a ser comprado, até a formação do preço de venda. Além disso no próprio pedido de compra é possível gerenciar trocas, bonificações, acordos comerciais e muito mais.

Pedido de Compra no Bluesoft ERP - Clique para Ampliar
Pedido de Compra no Bluesoft ERP

3. Reduzir a Quebra de Estoque 

É comum que a maior parte do ativo de varejistas esteja no Estoque, por isso é essencial que seja feita uma gestão de estoque eficiente. Com o Bluesoft ERP você poderá realizar contagem de estoque (inventários periódicos) através de dispositivos móveis, e realizar estudos sintéticos e analíticos através de relatórios de investigação para acompanhar as perdas e quebras de seus estoques ao longo do tempo, também identificar os principais focos de quebra de estoque, e agir para resolver o problema na raiz. Além disso você vai comparar quebras por categoria, setor de compra e produtos de diferentes períodos e diferentes filiais para encontrar casos que necessitem de investigação.

Análise de Quebra de Inventário
Relatório de Análise de Quebra de Inventário

4. Reduzir Custo de Operação do Financeiro (EDI Bancário e de Cartões)

Através do EDI Bancário sua equipe poderá fazer pagamentos de títulos, realizar transferências (DOC/TED), emitir boletos, pagar tributos e consultar extratos bancários através do Bluesoft ERP. Você poderá centralizar todos as suas contas bancárias no sistema, e não vai mais precisar utilizar o site do seu banco para nada, e seus colaboradores não precisaram mais ter acesso direto a conta corrente.

Além disso o Bluesoft ERP vai fazer a conciliação do extrato bancário automaticamente para você, comparando os movimentos financeiros gerados no sistema com extrato recebido no banco, permitindo sua equipe financeira agir diretamente naquilo que estiver inconsistente.

Através do EDI de Cartões, você poderá consultar diariamente o extrato de transações de cartões de crédito e débito realizados nas suas lojas, e o Bluesoft ERP vai realizar a conciliação das vendas em cartão com o extrato da administradora, e apresentar a você possíveis inconsistências como, por exemplo, diferenças no valor de taxa negociado vs. cobrado pela administradora. Quando todas as vendas do dia forem conciliadas automaticamente e a administradora enviar por EDI o comprovante de depósito, o sistema fará a baixa dos cartões automaticamente para você.

Conciliação Automática de Cartões através de EDI
Relatório de Conciliação Automática de Cartões através de EDI

5. Proteção contra Desvios Financeiros e Fraudes

Todos já ouvimos diversas histórias de desvios financeiros, não faz muito tempo que ouvimos de uma empresa que um funcionário desviava o valor exato da guias de PIS/COFINS e deixava de pagar os tributos, para que ninguém notasse a falta desse dinheiro. Tenho certeza que você conhece muitos outros casos como esse. Com o Bluesoft ERP você estará protegido contra esse tipo de cilada, porque você poderá centralizar todas as operações bancárias no sistema e toda as operações financeiras realizadas devem ter com lastro um documento fiscal ou um contrato devidamente autorizado.

6. Cadastro de Produtos e Tributação Atualizados Automaticamente

O Bluesoft ERP é integrado ao Cosmos, uma das maiores bases de dados de produtos do mundo. Com essa integração você poderá reduzir em horas o tempo de cadastro de produtos e inclusão de novos itens em linha, basta informar o GTIN/EAN do produto, e o Bluesoft ERP se conecta ao Cosmos para buscar todas as informações relevantes como descrição, peso, fabricante, marca, NCM, PIS, COFINS, ICMS e até mesmo a foto do produto.

Base de Cadastro de Produtos com Tributação
Base de Cadastro de Produtos com Tributação

Além disso, há um equipe que atualiza regularmente as informações tributárias do Cosmos, e sua equipe fiscal poderá comparar as informações fiscais do seu cadastro com as informações do Cosmos e aplicar as informações atualizadas do Cosmos no seu cadastro quando for conveniente.

7. Reduzir Custo com TI

Quando você compra uma solução On Premisse (aquelas que você mesmo instala nos seus próprios servidores) há uma série de custos escondidos que você precisa pagar. Além do custo da licença do software que você já conhece, esses custos escondidos podem chegar a representar mais de 90% do custo do seu software On Premisse.

Com o Bluesoft ERP o único custo além da mensalidade do ERP que você poderá ter, caso precise, serão custos de implantações e treinamentos, todo o resto está incluso na mensalidade.

Iceberg Comparativo - Bluesoft ERP vs Concorrentes

Entenda mais sobre isso lendo o Artigo: Vantagens de um ERP SaaS na Nuvem.

8. Acompanhar as vendas da sua empresa em tempo real

O Sistema Bluesoft ERP é integrado ao Sistema de Frente de Caixa e recebe e apresenta os dados de vendas em tempo real para que você possa acompanhar tudo o que está acontecendo agora em suas lojas a qualquer hora e de qualquer lugar. Através dessas informações você poderá acompanhar em tempo real resultado de ofertas, jornais e promoções e tomar decisões otimizando as vendas do dia.

Acompanhamento da Venda em Tempo Real
Acompanhamento da Venda em Tempo Real

9. Atender a todas as obrigações Legais e Fiscais do Varejo

Utilizando o Bluesoft ERP sua empresa será um verdadeiro exemplo de Compliance Tributário, você será capaz de gerar em poucos minutos todas as obrigações fiscais municipais, estaduais e federais, desde a emissão de NF-es até a geração de obrigações complexas como SPED ICMS/IPI, SPED Contribuições (PIS/COFINS), SPED ECD, SPED ECF, etc.

Porque somos um produto especializado no Varejo, construímos um sistema que consegue lidar com grandes volumes de informações, e por isso, diferente de nossos concorrentes conseguimos gerar os arquivos de obrigações fiscais como o SPED ICMS/IPI, por exemplo, com milhões de cupons fiscais e itens vendidos em poucos minutos em vez de horas ou dias.

O Bluesoft ERP é integrado via Web Services SEFAZ e também com a grande maioria dos municípios brasileiros para você possa emitir NF-es e NFS-es com apenas um clique.

Apuração de Tributos
Apuração de Tributos

10. Aumentar a Segurança das informações

Sabemos o quando a segurança e controle de dados é importante para o seu negócio. Por isso, a Bluesoft trabalha em parceria com a empresa de Cloud Computing mais respeitada, segura e flexível do mercado, a Amazon Web Services (AWS).

Ao utilizar o Bluesoft ERP você está protegido em um ambiente projetado e gerenciado de acordo com regulamentações, normas e práticas recomendadas, incluindo:

  • HIPAA: Lei de responsabilidade e portabilidade de seguro-saúde dos Estados Unidos.
  • SOC 1/SSAE 16/ISAE 3402 (antiga SAS70): Relatório de controles organizacionais de serviço 1 (SOC 1), tipo II.
  • SOC 2: Relatório de controles organizacionais de serviço 2 (SOC 2), tipo II
  • SOC 3: Relatório de controles de empresas de serviços 3 (SOC 3).
  • PCI DSS, nível 1: Padrão de segurança de dados (DSS) da Indústria de cartões de pagamento (PCI).
  • ISO 27001: Norma de segurança para os sistemas de gerenciamento de segurança de informação.
  • FedRAMP(SM): Programa autoriza a monitoração contínua em nível moderado.
  • DIACAP e FISMA: Lei federal de gestão de segurança da informação (FISMA).
  • ITAR: Suporte ao cumprimento dos regulamentos do tráfego internacional de armas (ITAR)
  • FIPS 140-2: Norma de segurança que especifica módulos criptográficos para informações confidenciais.
  • CSA: Inciativa para transparência das práticas de segurança entre os provedores de serviços em nuvem.
  • MPAA: Práticas para armazenar, processar e fornecer com segurança conteúdo e mídia protegidos.

A AWS tem clientes em todos os tipos de segmentos como: Netflix, Pfizer, LionsGate, Nasdaq, Adobe, Nokia, Nasa, Globo, Lamborghini, Avianca, Citrix, Discovery, Dow Jones, CIA entre outros. Temos muito orgulho dessa parceria com AWS e por isso estamos sempre próximos e ativos para fazer o melhor uso possível dos recursos e serviços oferecidos pela Amazon.

11. Conhecer o Resultado Contábil da sua empresa em tempo real

O Bluesoft ERP possui mais de 300 processos contábeis automatizados, isso significa que toda vez que uma operação é realizada no sistema, como por exemplo, a emissão de um Nota Fiscal, o pagamento de uma duplicata, o lançamento de uma taxa na conta bancária, a entrada de mercadorias através de uma Nota Fiscal de compra, as partidas dobradas geradas automaticamente no mesmo momento em que a operação é realizada.

Isso revoluciona a maneira como a contabilidade é vista na sua empresa! 

Em vez de aguardar o final do período para importar os lotes e só depois de 30 ou 60 dias ver como foi o resultado contábil, você poderá acompanhar o resultado contábil em tempo real, em outras palavras seu livro diário vai sendo escrito automaticamente a cada transação realizada no sistema.

Sua equipe de contabilidade interna ou terceirizada também poderá utilizar o sistema para gerar todas as obrigações contábeis para entregar ao fisco.

Sua equipe de auditoria também poderá utilizar o sistema para auditar os lançamentos contábeis, e você poderá acompanhar o progresso da auditoria através de relatórios específicos.

DRE em Tempo Real
DRE em Tempo Real

Sua equipe de contabilidade interna ou terceirizada também poderá utilizar o sistema para gerar todas as obrigações contábeis para entregar ao fisco.

Sua equipe de auditoria também poderá utilizar o sistema para auditar os lançamentos contábeis, e você poderá acompanhar o progresso da auditoria através de relatórios específicos.

Auditoria de Lançamentos Contábeis
Auditoria de Lançamentos Contábeis

A partir da contabilidade você poderá rastrear todos os lançamentos até o documento de origem (nota fiscal, extrato, duplicata, etc.) e acompanhar as partidas dobradas geradas pelo sistema.

Lançamento Contábil - Partida Dobrada
Lançamento Contábil – Partida Dobrada

12. Gerir o Patrimônio da sua organização

Você sabe qual é o valor do patrimônio da sua empresa? Com o Bluesoft ERP além de saber o valor do seu Patrimônio, você ainda vai poder gerir todo ciclo de vida de cada um dos itens do seu Ativo Fixo, desde a compra até a baixa, e controlar a depreciação dos bens, e inclusive o crédito de tributos (CIAP/ICMS, PIS e COFINS).

13. Vender pela Internet

Já pensou em ampliar seus canais de venda? Que tal vender pela Internet? O Bluesoft ERP é 100% integrado ao Bluesoft e-commerce, e com ele você poderá gerir sua loja virtual diretamente do seu ERP sem retrabalho algum. Basta habilitar os produtos desejados para venda no e-commerce e definir os preços de venda para a Internet, e automaticamente o produto será exibido em sua Loja Virtual. A cada venda realizada no e-commerce as notas fiscais e boletos bancários são geradas automaticamente no ERP.

Loja Virtual da Bluesoft
Loja Virtual da Bluesoft Integrada ao ERP

14. Logística e Recebimento de Mercadorias

É imprescindível ter um bom controle do recebimento de mercadorias para evitar desvios ou erros de recebimento, através do Espelho-Cego (também chamado de Romaneio-Cego ou Recebimento-Cego), é possível fazer a conferência das mercadorias sem que o conferente saiba a quantidade a ser recebida (conforme a nota fiscal). Com o Bluesoft ERP seus colaboradores poderão realizar essa conferência através de dispositivos móveis com leitor de código de barras.

Outro ponto importante é fazer uma boa gestão das transferências de mercadorias para as lojas a partir de Centros de Distribuição (CDs) ou Operadores Logísticos. A distribuição deve ser realizada de acordo com a demanda de venda de cada loja para que evitar rupturas.

O Sistema Bluesoft permite que você faça gestão das entregas de mercadorias e que gerencie os pedidos que deverão ser entregues no CD ou nas lojas, programar as entregas e transferências dos CDs para a loja, e também gerar transferências forçadas para as lojas de acordo a venda média diária de cada unidade.

Além disso, através da Integração com a SEFAZ por Web-services, o Sistema Bluesoft, recebe prontamente todas as notas fiscais de seus fornecedores assim que elas são emitidas, e você já pode fazer a antecipadamente a comparação das notas fiscais de compra com seus pedidos de compra para identificar possíveis divergências de preço ou quantidade e lidar com elas antes mesmo que as mercadorias sejam entregue em suas lojas.

15. Melhorar o atendimento ao cliente (SAC/Ouvidoria/CallCenter/HelpDesk)

Nós sabemos que sem o cliente nossas empresas perdem o sentido, mas nem sempre oferecemos canais para o que o cliente tenha voz em nossas empresas. Através do Bluesoft ERP você poderá oferecer diversos canais para que seu cliente possa ser ouvido por sua equipe como SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e Ouvidoria. Controle todos os chamados e crie um workflow de atendimento para garantir que nenhum dúvida, sugestão, crítica ou feedback seja perdido.

Você pode ainda ter um número 0800 ou 3003 para sua empresa integrado ao sistema para que todas as suas ligações sejam gravadas e associadas à chamados.

Atendimento ao Cliente e Controle de Chamados
Atendimento ao Cliente e Controle de Chamados

16. Gerir Projetos

Com o Bluesoft ERP você poderá gerir todos os projetos de sua empresa. Obras, Projetos de Melhoria (Kaizen), Projetos de Implantação, Treinamentos, etc. Defina todas as tarefas a serem executadas, crie um workflow personalizado para cada projeto, e acompanhe o status e a evolução do projeto.

Quadro de Tarefas de Projetos
Quadro de Tarefas de Projetos

17. Gerenciar seu Negócio a qualquer hora de qualquer lugar

Desde de 2002 a Bluesoft oferece Sistema 100% Web. Com nosso modelo SaaS em Nuvem você não precisa instalar nada para utilizar o sistema, e poderá acompanhar e gerenciar todas as área de sua empresa de qualquer parte do globo. Não há nada instalado, tudo é acessível pela Internet. Tudo o que você precisará será um browser e uma conexão com a Internet. Entenda mais sobre isso lendo o Artigo: Vantagens de um ERP SaaS na Nuvem.

Você poderá definir ainda quais colaboradores poderão acessar o sistema através da internet, e quais colaboradores poderão acessar apenas através da sua intranet corporativa.

18. Tomar melhores decisões estratégicas através de Business Intelligence.

Nós já ofertamos mais de 70 Dashboards prontos no Bluesoft Intelligence para te ajudar a tomar melhores decisões de negócio. Cada dashboard foi pensando para te ajudar a identificar oportunidades de melhorar o seu negócio, como por exemplo, ações para aumentar suas margens, analisar a eficiência de ofertas, reduzir perdas, quebras e ruptura, aumentar o ticket médio, planejar o orçamento e fluxo de caixa, e muito mais.

Seleção de Dashboards de Business Intelligence
Seleção de Dashboards de Business Intelligence

19. Qualidade e Padronização de suas lojas através da Auditoria de Campo.

Você poderá criar questionários de verificação de conformidade para que auditores possam garantir que todas as lojas da sua rede estejam de acordo com os critérios e padrões estabelecidos. Para todos os itens não conformes, você poderá registrar evidências (através de fotos e documentos), e criar planos de ação para que os problemas sejam resolvidos na raiz. Alguns casos de uso interessante são: Auditoria Sanitária, Auditoria de Validades, Auditoria de Atendimento, Auditoria de Qualidade, Auditoria de Vitrines, Auditoria de Segurança, etc.

Auditoria de Campo e Gestão de Inconformidades
Auditoria de Campo e Gestão de Inconformidades

20. E Muito Mais

Com o Bluesoft ERP você poderá fazer muito mais: Controle de Produção, Composição de Produtos, Impressão de Etiquetas de Preços, Gestão de Balanças, Transformação de Produtos, Transferências Internas, Venda de Recargas de Celular, Gestão de Contratos, Controle de Promoções, Jornais e Tablóides, Pesquisa de Concorrentes, Correspondente Bancário, Controle de Comissões,  Distribuição por Demanda, Controle de Centros de Distribuição (CD), Controle de Estoques de Terceiros, Armazenamento de Mercadorias Próprias em Terceiros, e muito, muito mais.