O dia 12 de novembro foi instituído como Dia Nacional do Supermercado ou Dia do Supermercadista porque justamente nesta data, em 1968, a Lei 7.208 definiu e regulamentou a atividade supermercadista no País. Nesse mesmo ano foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e de lá para cá, a data passou a ser motivo de confraternização, homenagens a parceiros comerciais e de ainda mais negócios para o setor.
 
Mais uma vez a Bluesoft parabeniza todos os Supermercados pelo Dia Nacional do Supermercado, neste 12 de novembro, e reafirmamos o nosso compromisso de trabalhar pelo crescimento econômico e institucional do setor supermercadista, provendo sistemas integrados que facilitam o dia-a-dia desse setor tão importante para a economia brasileira.

Sobre o assunto, aproveitamos o momento para entrevistar três clientes supermercadistas. Danilo Reis da Rede Krill, Márcio Medeiros do Superfuturama e  Leandro Maia da rede Bergamais. Confira as repostas.
 

Danilo Reis, Rede Krill

danilo
Qual é o sentido deste dia para você (dia do supermercado)?
“Na minha opinião o dia 12 de novembro surge para lembrar a cada um de nós o quanto o supermercado é importante em nossas vidas, pois caso esse tipo de serviço não existisse, dificilmente manteríamos a praticidade que ele nos oferece; uma vez que ele possui todos os recursos para solucionar nossas necessidades mais básicas, como na área alimentícia, higiênica, utilidades domesticas, e até mesmo em serviços que facilite nosso dia-a-dia, assim como a recarga de celular, o pagamento de contas e agora a nova modalidade denominada de vale gás; Ou seja o mesmo sempre procura nos atender da melhor forma cabível, investindo em tecnologia e treinamento de funcionários, tudo para que o cliente sinta-se satisfeito.”
Qual o maior desafio hoje em dia.
“Apesar da crise manifesta em nosso país, não seria ela o maior desafio, pois sabemos que ainda assim o ramo alimentício é um dos mais estáveis e crescente, dependendo apenas das estratégias adotadas por cada administrador na busca de manter suas vendas e preços justos; O maior desafio então, acredito eu que seja a conquista da mão de obra, visto que o supermercado possui um extenso horário de atendimento que abrange finais de semana e feriados, dificultando assim a contratação de pessoas suscetíveis a trabalhar nestas condições.”
E como você enxerga esse mercado para o ano de 2016
“Enxergo um mercado mais competitivo, que exigirá empenho na análise de produtos oferecidos ao cliente final, visando a qualidade, variedade e garantia de melhor preço, para que assim a expectativa do aumento das vendas seja efetiva.”

 

Márcio Medeiros, Superfuturama

maricio
Qual é o sentido deste dia para você (dia do supermercado).
“O dia do Supermercado me enseja à reflexão de quão importante é este local e seu bem social. Povoar um local, proporcionar encontros, seja de clientes vizinhos como também de seus funcionários formando famílias e também a facilitação do acesso à todos os produtos para nosso consumo diário.”
Qual o maior desafio hoje em dia.
“Hoje e de sempre é satisfazer os anseios de nosso cliente com produtos, qualidade, instalações e principalmente o atendimento. Fazer com que todos os clientes sejam tratados com exclusividade como se fosse o melhor cliente, “o cliente”.”
E como você enxerga esse mercado para o ano de 2016.
“Em ascensão buscando sempre estar mais próximo de seu cliente, de preferência ao lado de sua casa.”

 

Leandro Maia, Bergamais

leandro

Qual é o sentido deste dia para você (dia do supermercado).
“Falar ou mencionar esse dia somente referenciando o ramo de supermercado seria particularmente complicado, pois não existe um dia e sim todos os dias para um supermercadista, onde temos o maior prazer de servir todos os lares brasileiros e levar a mesa do nosso cliente o que há de melhor do nosso trabalho.”
Qual o maior desafio hoje em dia.
“Desafio, não usaria esse termo, mudarei para oportunidade, pois isso ira motivar sempre a buscar pelo sucesso.”
E como você enxerga esse mercado para o ano de 2016
“Para o ano de 2016 ainda vejo muitos reflexos do ano de 2015 infelizmente mas sera neste momento que os melhores irão alcançar o sucesso, pois o alicerce já esta consolidado.”

 

Dados do setor

2014
O setor supermercadista brasileiro registrou faturamento R$ 294,9 bilhões em 2014, um crescimento real de 1,8% na comparação com 2013, de acordo a 38º edição da Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper 2015, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados em parceria com a empresa de pesquisas Nielsen, divulgado hoje em coletiva de imprensa na sede da ABRAS, em São Paulo. Com isso o setor atingiu uma participação de 5,3% do PIB.

O setor fechou 2014 com 83,6 mil lojas, e mais de 1,765 milhões de funcionários diretos. Já o faturamento das 20 maiores empresas do Ranking ABRAS evoluiu 10%, e passou de R$ 172,1 bilhões registrados em 2013, para R$ 189,4 bilhões.

Para este ano o setor supermercadista prevê um crescimento de vendas de 1,9%, devido ao baixo crescimento da economia e pela alta da inflação. Para o próximo ano, contudo, o otimismo segue em baixa. Apesar de uma expectativa superior, o Índice Nacional de Vendas deve ter um aumento de 2,5% ficando abaixo da prevista inicialmente para este ano, de 3%.
 
Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-