Quando alguém fala a palavra ‘investimento’, logo vem a mente a relação Custo x Benefício. Geralmente, em todas as empresas, se levanta o custo para depois ser analisado os benefícios. E se o custo for alto, provavelmente as empresas nem analisam. Principalmente quando falamos de investir em um sistema ERP.

O pensamento infelizmente é o seguinte:  “Um ERP é muito caro e os benefícios só serão vistos quando eu fizer a instalação. Já o custo da planilha é praticamente zero, então por que comparar algo Caro e Trabalhoso com algo barato e prático“. E por esta razão muitas pequenas empresas desistem de investir em ERP sem ao menos tentar conhecer melhor os benefícios.

Hoje em dia há diversos sistemas de ERP que se adequam ao orçamento da empresa (o Bluesoft ERP é um deles) e que vale a pena calcular seu ROI.

Dez motivos para investir em um sistema ERP

Antes de descartar um sistema de ERP, confira os principais benefícios que ele pode trazer para a sua empresa:

Centralização do controle:

Múltiplos centros levam à desorganização e falta de poder. A empresa deve ter um centro de controle e um sistema ERP pode centralizar as informações de todos os processos e diferentes departamentos em um único banco de dados.

Evitar caos operacional:

O aumento do volume das transações e o uso intensivo de planilhas, leva ao descontrole total e até a situação de caos operacional. Em casos extremos pode acontecer o fechamento da empresa.

Custo do uso das planilhas:

Qual é o custo do uso da planilha e suas limitações? A resposta é o custo da mão de obra que alguém terá ao digitar a mesma informação em dois ou mais lugares. Custo de retrabalho devido a erros e demora da informação. A eliminação destes custos é um dos grandes benefícios do uso de um sistema ERP.

Visão ampla da empresa:

Um ERP proporciona ao gestor uma visão geral da empresa em um único lugar, eliminando diversas planilhas que eram usadas para cada tarefa ou departamento. Além disso consegue mostrar prontamente as informações mais importantes para a tomada das decisões e planejamento.

Fluidez nos processos:

No processo manual, uma venda é lançada na planilha de cliente. Lança a baixa na planilha de controle de estoque e aí atualiza o saldo do estoque. Depois atualiza a planilha financeira, e assim por diante. O sistema ERP faz todas estas operações de forma automática e sincronizada, dando fluidez aos processos, eliminando o desperdício de tempo, mão de obra e recursos.

Aumenta as vendas:

No controle por planilhas, o orçamento é lançado mas não é verificado se teve a confirmação do recebimento, se teve retorno etc, o que leva ao esquecimento e perda da venda. No ERP existe mecanismo de verificação automática para que isso não aconteça. O sistema emite diariamente relatório das propostas, sua situação e medidas a serem tomadas.

Melhora a gestão:

Imagina uma venda encadeando a emissão da NF, o remaeio para a separação do produto e expedição, baixa no estoque, verificação do estoque mínimo, gera uma ordem de compra, atualiza o sistema financeiro para controlar os gastos e recebimentos. Isto permite controlar os gastos, planejar as tarefas, controlar o cronograma e assim por diante.

Flexibilidade:

A grande vantagem das pequenas empresas está na agilidade e flexibilidade que elas tem de adequar-se às necessidades de mercado ou condições impostas pelos compradores. Na hora de escolher um ERP é preciso buscar softwares que permitam fazer as adequações necessárias que consigam manter a flexibilidade dos negócios.

Pensar no longo prazo:

ERP é investimento a longo prazo. O fornecedor de sistema será o seu parceiro por muito tempo. Procure por um fornecedor que tenha tradição, experiência, estrutura e qualidade no suporte aos usuários. Selecione o sistema que proporcionará o melhor custo-benefício através do tempo de utilização do sistema.

Detrimento tecnológica:

Para que o sistema ERP não fique obsoleto e o investimento não seja perdido em curto prazo, o software precisa ser atualizado constantemente para acompanhar a evolução tecnológica. Se não, em breve, você estará com um dinossauro nas mãos.

Enfim, nem sempre as pequenas empresas precisam de todos os módulos que compõem o pacote do ERP. Neste contexto é interessante buscar soluções modulares de acordo com a necessidade e adicionadas conforme o crescimento e necessidade dos negócios.

Deixe seus concorrentes para trás. Aproveite este momento para investir em um sistema ERP e inicie uma nova cultura na empresa.

Vale a pena tentar!

Gostou?

Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no campo abaixo.

Até a próxima!

Fonte: http://www.administradores.com.br/

investir em um sistema ERP - CTA