Sabemos da extrema importância que as informações contábeis têm nas tomadas de decisões, ao evidenciar a posição financeira da empresa, em mostrar o resultado obtido e esperado etc.

É preciso que essas informações sempre estejam disponíveis, atualizadas e com qualidade para que se confie nos dados consultados. Porém, a equipe tributária deve seguir alguns elementos que irão garantir que as informações nos demonstrativos sejam úteis.

Quer conhecer quais são esses elementos que garantem a qualidade das informações contábeis? Então continue lendo:

Afinal, quais os elementos para garantir a qualidade das informações contábeis?

Nesse post falaremos de 10 elementos que ajudaram a garantir a qualidade das informações contábeis na sua empresa. São eles:

  • Prudência
  • Materialidade
  • Confiabilidade
  • Integralidade
  • Tempestividade
  • Primazia da Essência sobre a Forma
  • Compreensibilidade
  • Relevância
  • Comparabilidade
  • Equilíbrio entre Custo e Benefício

A seguir, vamos nos aprofundar em cada um deles.

Prudência

Em vários registros contábeis dos fatos, podem existir a falta de certeza de que será realmente realizado aqueles valores conforme o registrado, como exemplo podemos citar o PDD (Provisão sobre Devedores Duvidosos). A prudência serve para que o contabilista pratique esse ato no momento de realizar esses registros duvidosos. Para que ele, assim, não subestime e nem superestime suas contas patrimoniais ou melhore ou piore o resultado em diversas situações.

Materialidade

Com a materialidade podemos seguir sempre em manter corretos todos os fatos relevantes na contabilidade, ja todos aqueles fatos, valores e ajustes que existem mais que não são relevantes podemos desconsiderar o tempo gasto e custo empenhando.

Confiabilidade

Se não houver a confiabilidade no registro das operações, a informação contábil não será útil para nada.

Integralidade

Para ser confiável, a informação nos demonstrativos deve estar completa, sempre lembrando da materialidade que falamos logo acima, omitir informações que são relevantes deixaram os dados sem a integralidade necessária para ser feita sua análise.

Tempestividade

Manter esse elemento é um dos grandes desafios da controladoria na empresa, pois a informação precisa estar disponível no tempo hábil em que ela é relevante para ser analisada, se passar esse tempo e só depois ela estar integral para ser analisada o elemento da tempestividade não foi cumprido.

Primazia da Essência sobre a Forma

Também considerado um dos principais elementos da contabilidade, a primazia é priorizar a essência da informação em sua substância de realidade econômica mais do que notas fiscais, contratos, formulários, um dos grandes exemplos do registro das informações seguindo a primazia é a operação de leasing, que nada mais é do que um contrato de compra e venda, e seus registros devem ser realizados e ativando os ativos e passivos envolvidos.

Compreensibilidade

Se a informação não estiver de forma claro e compreensível de que adiantará aos usuários dela, nesse caso também existe o conhecimento do assunto e de negócio que é necessário existir, mas se a informação nos demonstrativos não possuir o elemento da compreensibilidade será um ponto negativo na qualidade das informações.

Relevância

Todos os fatos que forem relevantes ao usuário da informação deve ser evidenciados nos demonstrativos. Principalmente aqueles que alterem a situação financeira e econômica das empresas.

Comparabilidade

Os usuários deverão poder comparar as informações ao longo do tempo, e com isso saber o andamento da posição financeira e econômica nessas comparações. Imagine na DRE o usuário não poder visualizar o andamento de suas contas de resultado, saber como andam os registros das despesas para controle, e mais ainda das receitas para tomar decisões importantes baseadas no baixo faturamento?

Equilíbrio entre Custo e Benefício

Deve levar em consideração o custo envolvido no processo de registros contábeis e na elaboração dos demonstrativos para fornecer as informações com qualidade. Esse elemento deve ser considerado não apenas pensando em redução de custo, mas sim como aquele custo irá produzir a informação que será essencial para a administração e melhor resultado da empresa.

Conclusão

Todos esses elementos estão descritos na Resolução CFC 1128 de 2008, acesse e veja todos os detalhes. Manter a contabilidade em dia e com qualidade nas informações será um dos grandes fatores do sucesso da sua empresa!

Quer receber dicas de gestão e os últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.