Custos são inevitáveis, pois são necessários para manter a operação e trazem retornos à empresa. Portanto, não devem ser vistos como algo negativo ou prejudicial (ao contrário dos gastos). Mas mesmo assim é possível fazer cortes que podem elevar a rentabilidade do negócio. Por isso, é importante entender bem o que são Custos Fixos e Variáveis e como reduzir cada um.

Preparado para entender o que é Custo Fixo, o que é Custo Variável e como fazer cortes? Então acompanhe:

Por que fazer cortes em Custos fixos e variáveis?

Se os Custos fixos e variáveis não forem controlados adequadamente, podem se tornar maiores do que o esperado, consumindo um capital desnecessário.

Realizar corte de custos, no entanto, exige um cuidado especial levando em consideração os custos fixos e variáveis. Isso, para que os cortes possam maximizar os lucros sem afetar a integridade do negócio.

Mas para saber as formas efetivas de fazer cortes em custos fixos e em custos variáveis é importante entender bem seus conceitos.

Afinal, o que é Custo Fixo?

Custo fixo é aquele que não sofre alteração de valores de acordo com o volume da produção ou vendas. Também chamado de custo de estrutura, ele reúne os custos usados na manutenção da empresa e de suas dependências.

São exemplos de custos fixos:

  • Aluguel de imóvel e de equipamentos;
  • Folha de pagamento (sem contar comissões, que são, geralmente, ligadas às vendas);
  • Limpeza e Conservação das áreas;
  • Segurança das áreas;
  • Planos de telefonia e internet (em sua maioria das vezes);
  • Manutenção de equipamentos de escritório / ar-condicionados;
  • E muitos outros;

É importante frisar que o custo fixo de uma empresa pode sofrer alteração por conta de outras variáveis. Por exemplo, aluguéis sofrem reajustes anuais e folhas salariais podem se alterar por causa de demissões/contratações de colaboradores.

Mas o que é Custo Variável?

Já o custo variável tem seus valores diretamente ligados ao volume de produção ou vendas da empresa. Assim, quanto maior a produção/vendas, maior é o custo.

São exemplos de custos variáveis:

  • Compra de matéria-prima;
  • Compra de mercadorias (modelo varejista);
  • Impostos diretos sobre vendas;
  • Comissões de vendedores;
  • Alguns Custos logísticos;
  • E muitos outros;

Os custos variáveis não são vilões do seu negócio, pelo contrário, geralmente eles acompanham uma chance de aumento de receita. Porém, é importante buscar reduzir os custos variáveis para aumentar a lucratividade da empresa.  

Como cortar custos fixos e variáveis?

O primeiro passo para realizar um corte eficiente de custos é conhecê-los a fundo. Faça um levantamento de todos os custos classificando-os conforme seu grau de relevância e separando os fixos dos variáveis. Nenhum custo deve ficar de fora!

Uma vez que todos os custos sejam identificados, é preciso entender que não existe uma fórmula mágica para cortar todos os tipos de custos.

É preciso analisar custo por custo e utilizar métodos como:

  • Uso consciente dos recursos da empresa;
  • Negociação forte;
  • Atenção na operação;
  • Tenha um bom controle e organização;

Agora, vamos nos aprofundar em cada um deles:

Uso consciente dos recursos da empresa

Fazer uso consciente dos recursos da empresa é uma excelente dica, tanto para custos fixos quanto para custos variáveis.

Isso, pois recursos como energia elétrica e água podem entrar na lista de custos fixos ou custos variáveis dependendo do segmento de mercado da empresa.

Portanto, estimule os funcionários a ter atitudes que usem os recursos da empresa de forma consciente. Por exemplo, a apagarem as luzes ao saírem de ambientes ou desligar monitores quando não estão sendo usados.

Além disso, estude adotar medidas que afetem a empresa como um todo. Por exemplo, instalar sensores que desliguem as luzes de áreas comuns (como copa e banheiros) ou adotar sistemas de reaproveitamento de água.

Outro ponto importante é estar sempre com a manutenção de instalações e equipamentos em dia. Assim, evita-se a possibilidade de vazamentos de água e perdas de produtividade por conta de problemas elétricos.

Negociação forte

Uma negociação forte é a melhor maneira de reduzir custos fixos e variáveis quando necessário. Procure opções que realmente se adequem as necessidades da empresa, evitando assim pagar por algo que não é utilizado. Isso é muito comum em planos de telefonia e internet.

Negociar com fornecedores, seja para comprar matérias-prima ou mercadorias, é crucial para aumentar a margem de lucro da operação. Principalmente no que diz respeito a prazos e condições mais favoráveis.

Se a negociação não estiver boa para a empresa, não hesite em fazer uma nova seleção de fornecedores.

Atenção na operação

Não basta conseguir a melhor condição de compra para evitar custos indevidos. É preciso também garantir uma boa operação do negócio, para assim evitar perdas.

Um exemplo disso é uma boa administração de estoque. O setor de compras pode até ter conseguido um bom preço na negociação. Porém, se a armazenagem não for eficiente, as mercadorias podem estragar ou haver ruptura de estoque por não serem encontradas na separação. Além disso, caso haja erro na previsão de demanda, há o risco de custos com estoque inativo e até mesmo que os produtos percam a validade, o que é prejuízo para a empresa.

Em outras palavras, não adianta economizar ao adquirir algo e deixar que esse recurso se perca depois.

Tenha um bom controle e organização

A falta de controle e de organização pode gerar um aumento de custos desnecessários. Como por exemplo, deixar de pagar contas na data de vencimento, gerando juros e multas que poderiam ser evitados.

Isso pode ser pior no caso de obrigações tributárias, que além de multas podem acarretar em outras sanções.

Dica extra: tenha dados qualificados para gerenciar o negócio!

Um bom sistema ERP consegue gerar dados qualificados para gerenciar diversas operações de um negócio. Um sistema de gestão empresarial ajuda em praticamente todos os pontos acima e em muitos outros.

Um software ERP proporciona o controle de custos e despesas, assim como a integração entre os setores da empresa.

O Bluesoft ERP atende todas as necessidades para facilitar a sua gestão financeira. Permitindo um controle simples dos custos fixos e variáveis e auxiliando na identificação e eliminação de gastos desnecessários e assim maximizando os lucros.

Além disso, a Bluesoft também oferece a seus clientes o Bluesoft Intelligence, uma solução de Business Intelligence (BI). O BI cruza dados e gera diversos tipos de dashboards de visão estratégica, capazes de oferecer embasamento para planejamento e tomada de decisão pelos gestores de forma dinâmica e analítica.

Conclusão

Esperamos que você tenha entendido a diferença entre custo fixo e custo variável. Acredite, sempre é possível melhorar a produtividade do negócio e reduzir custos, independente do tipo.