papo-express

Neste Papo Express, Wilson Souza fala sobre Giro de estoque.

O giro de estoque é um medidor de desempenho que demonstrará a quantidade de vezes que cada um dos itens do seu estoque foi renovado dentro de um determinado período, ou seja, quantas vezes houve a venda e reposição de um produto.

Existem duas formas básicas de se calcular o Giro de estoque:

  • Pela quantidade (no caso de empresas que possuem um mix pequeno)
  • Pelo valor do estoque (indicado para qualquer tipo de estoque)

Ele calculado pela soma de tudo que foi vendido, dividido pela média de estoques que é a soma do estoque inicial com o estoque final dividido por dois, dentro de um determinado período.

Um ponto interessante do giro de estoque é que ele pode ser analisado individualmente, ou seja, produto por produto, e quanto maior for o seu valor, melhor.

Para exemplificar, imagine que você quer saber qual é o giro de caixas de leites do seu mercado.

Vamos dizer que dentro do seu estoque cabem 50 caixas e durante o período de 1 mês você vendeu nos primeiros 15 dias 40 caixas, repos seu estoque e nos outros 15 dias você tenha vendido mais 20 caixas. Totalizando uma venda de 60 caixas no mês e ficando com 30 ainda no seu estoque.

Se colocarmos esses valores na formula de giro de estoque ficamos com 60 caixas vendidas dividido pela média de estoque que 40 (50 iniciais mais 30 que ficaram no estoque dividido por 2) dando um resultado final de giro de estoque de 1,5 ao mês.

De forma simples Isso significa que todas as caixas de leite que faziam parte do primeiro lote já foram vendidos.

Através da análise do giro é possível identificar estratégias para aumentar as vendas dos produtos, por exemplo, oferecendo promoções. Com isso, poderá obter mais lucros e evitar que os produtos fiquem durante muito tempo em exposição.

Confira o Papo Express: